SAÚDE PÚBLICA

Unitelecuidado reforça combate à dengue em São Leopoldo

Programa que foi referência a atendimento pós-covid passa a monitorar também pacientes com dengue

Publicado em: 11/03/2024 19:46
Última atualização: 11/03/2024 19:47

O programa da Prefeitura de São Leopoldo, em parceria com a Unisinos, que foi referência no atendimento para pacientes pós-covid, nesta terça-feira (12), começará uma nova fase, desta vez com a atenção e monitoramento de pacientes com dengue. O objetivo é garantir um adequado acompanhamento para pacientes que tenham sido notificados como suspeito ou caso confirmado de dengue na rede pública ou privada de São Leopoldo.

Unitelecuidado é um programa da Prefeitura de São Leopoldo em parceria com a Unisinos Foto: Divulgação

O programa é desenvolvido por profissionais e estudantes da Escola de Saúde da Unisinos e serão contatados pacientes que estejam dentro da janela de casos ativos de no máximo sete dias do início dos sintomas, possibilitando acompanhar a evolução de casos, evitando casos mais graves, ou orientando de acordo com cada situação, e identificar o que os profissionais consideram “sinais de alarmes”.

Dentre os sinais  de alarme estão dores abdominais intensas, sangramento de mucosa, ou ainda desmaio ou tontura, além de fornecer orientações gerais da doença à pessoas com suspeita de dengue. A equipe do Unitelecuidado, receberá diariamente uma lista de pacientes da Vigilância em Saúde, a partir das notificações dos casos.

Cuidados redobrados

Para a secretária municipal de Saúde, Andréia Nunes, “o Unitelecuidado é um trabalho fundamental desenvolvido pelo nosso governo, em parceria com a Unisinos, inclusive pela determinação do prefeito Vanazzi para que possamos garantir um cuidado ainda maior com a nossa população, especialmente agora com essa epidemia de casos de dengue", destacou Andreia.

"Estamos com muitas frentes de trabalho, reforçando os atendimentos e queremos manter esse cuidado, esse canal direto, realizado de forma humanizada pelos profissionais com os pacientes mesmo após eles saírem das nossas unidades, até para dar o devido suporte, então é uma grande evolução no cuidado, no atendimento e nesse monitoramento”, completou a secretária.

Nesta segunda-feira, 11 alunos e professores responsáveis realizaram um processo de capacitação e orientação sobre o tema, e a partir desta terça-feira (12), o telemonitoramento já estará atuando e todo o processo será orientado pela equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Leopoldo.

Não há um telefone específico para a população ligar para o Unitelecuidado, quem faz o contato são os profissionais para os contatos fornecidos no momento do atendimento. São Leopoldo já decretou situação de estado de emergência no enfrentamento da dengue e já conta com mais de 1.181 casos confirmados, 1.966 notificações e 661 casos suspeitos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas