UNIVERSITÁRIOS POR UM DIA
Unisinos conecta jovens a suas vocações profissionais em São Leopoldo
Estudantes de toda a região puderam conhecer a realidade dos cursos através das atividades espalhadas pelo prédio redondo
Última atualização: 26/09/2024 13:44
O Unisinos Conecta promoveu diversas atividades na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) durante esta quarta-feira (25). A ação, organizada pela instituição há mais de dez anos, tem o intuito de possibilitar o contato de estudantes do Ensino Médio e público em geral com a rotina dos cursos ofertados no campus.
Em estruturas montadas no prédio redondo, os visitantes puderam contar com diversas atividades práticas de cursos como Gastronomia, Comunicação Digital, Jornalismo, Psicologia e diversas outras áreas do conhecimento.
Realidade virtual
Conforme Patrícia da Silva, analista de marketing responsável pelo programa de relacionamento Unisinos Conecta e organizadora do evento, a novidade deste ano foram as atividades realizadas com o uso de óculos de Realidade Virtual, que simulam tarefas comuns a algumas profissões, como cirurgião ou psicólogo. “Nesse ano a gente inovou juntando o virtual com o real para que eles possam conhecer as rotinas dos cursos e também ter uma vivência nesse mundo virtual dentro do evento”, destaca.
Veja também: Museu na Unisinos recebe exposição comemorativa dos 55 anos da chegada do homem à Lua
Ainda segundo Patrícia, são milhares os alunos que comparecem e descobrem suas vocações no evento. “O objetivo é justamente abrir as portas da universidade para trazer esses estudantes do Ensino Médio para ter uma experiência universitária por um dia. Então, nosso foco é proporcionar oficinas dos cursos onde eles aprendam na prática sobre o curso de interesse e saiam daqui mais decididos com a escolha da futura profissão deles”, descreve, acrescentando que ainda há dinâmicas com psicólogas para apontar as áreas em que os estudantes tendem a se encaixar melhor.
A organizadora ainda informa que as ações têm trazido bons resultados. “Nos últimos dois anos, a gente tem recebido em torno de 6 mil alunos no evento, com 40% de pessoas que, depois da ação, decidiram se matricular aqui.”
Visitantes viram estudantes universitários por um dia
O estudante do Ensino Médio Daniel Wili da Silva, do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, de Novo Hamburgo, relata sobre sua participação em uma simulação de cirurgia do curso de saúde utilizando os óculos de realidade virtual, com a duração de cinco minutos.
“Era um jogo em que eu estava atendendo um paciente, removendo pregos do rosto dele, aplicando anestesia, estancando sangue...”, descreve. Mesmo após a ação, Daniel só teve olhos para o curso de Gastronomia, do qual também pôde sentir um gostinho durante o evento. “Também fiz a oficina de gastronomia, em que a gente fez uma batalha culinária. Foi uma maneira bem interessante de chamar as pessoas que gostam da área para o curso delas.”
Fique de olho: BR-116: Com sinalização deficiente, motoristas ainda se adaptam às mudanças após liberação de novas pontes
Nathaly Cristine Perguer de Souza, 17 anos, é estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy e veio de Cachoeirinha para conhecer o evento. “Achei muito legal porque tem as realidades virtuais. Por exemplo, essa ali da saúde, de Medicina, eu pude ver uma célula”, conta. A adolescente, que já cogitava cursar Psicologia, passou a ter ainda mais certeza com o Unisinos Conecta. “Escutando sobre, vi que lidar com pessoas e entender a mente humana é algo que realmente me chama a atenção.”
Oficinas diversas ensinam sobre a rotina dos cursos
Foram diversas as oficinas espalhadas pelo prédio redondo. Uma delas, do curso de Gastronomia, era o Painel Sensorial. De acordo com a estudante do 2º semestre do curso, Talita Flores, que atendia ao público no painel, a atividade consiste em estimular o desenvolvimento do paladar dos participantes.
“Continha três receitas e a ideia era a pessoa identificar quais especiarias estavam nos ingredientes. Primeiro, tem o contato com a especiaria, para saber qual é o cheiro e o sabor de cada uma. Então, o próximo passo é provar uma das receitas e tentar identificar, pelo sabor, qual delas foi usada”, explica. “É uma forma de ter noção de que os sabores não são apenas o doce, o açúcar, o sal, a pimenta... há uma variedade muito mais rica para explorar”, continua a estudante.
Você também vai gostar: Festival de cerveja, exposição de orquídeas e desfile no fim de semana em São Leopoldo
Embora Talita já tenha se identificado com a área escolhida sem o auxílio de testes vocacionais, ela enxerga um grande potencial de incentivo no evento. “Ele estimula a curiosidade e mostra que a profissão não é exercida só em restaurante: uma pessoa formada em Gastronomia também pode ser gestora, produtora e até professora.”
No painel do curso de Moda, a atividade consistia em utilizar a criatividade para preencher um croqui (esboço de uma vestimenta) com flores e plantas. Já no curso de Comunicação Digital, os visitantes foram convidados a desenvolver o projeto de um aplicativo que nunca tenha sido criado antes.