SÃO LEOPOLDO

Ultramen será a atração principal na retomada do Sarau do Rio depois da enchente

Evento multicultural ocorre neste domingo, dia 1º, a partir das 15h30, no Museu do Rio; confira a programação

Publicado em: 28/11/2024 15:48
Última atualização: 28/11/2024 15:48

Resiliente e histórica. É assim que vem sendo tratada a edição de retomada do Sarau do Rio, que volta a ocorrer no Museu do Rio, em São Leopoldo, neste domingo, 1º de dezembro, a partir das 15h. O espaço, assim como toda a Rua da Praia, às margens do Rio dos Sinos, ficou completamente inundado durante as enchentes de maio, e passou por restauração nos últimos meses.

LEIA MAIS: Barco-escola leopoldense chega a Porto Alegre e agora aguarda permissão para navegar

Ultramen é atração principal do Sarau do Rio neste domingo Foto: ORG STUDIO

Depois de incertezas e muito trabalho, a organização resolveu pelo retorno do evento, que ocorre com entrada franca e programação variada. Ao ar livre e em meio à natureza, o público vai poder curtir mais de 10 atrações, entre espetáculos de teatro, oficinas de arte, além de apresentações musicais, com destaque para a banda Ultramen, que fará o show principal do evento.

Significativo

“O Sarau do Rio é um evento muito querido das pessoas e sempre muito aguardado. Essa edição é uma retomada de um evento cultural tão importante na região e que traz, além da alegria habitual um sentido de recomeço e perseverança depois da enchente que afetou tão bruscamente nossa São Leopoldo. É muito significativo pra nós realizadores poder estar junto de artistas, colegas de trabalho dos mais diversos segmentos de prestação serviços e receber a Feira Criativa com as artesãs e artesãos nesse recomeço onde a maioria teve perdas incalculáveis”, afirma Klau Brentano, presidente da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (Alec).

O evento é uma promoção da Alec, através das leis federal e estadual de incentivo à cultura, e conta com patrocínio de diversas empresas da cidade, apoio das Secretarias de Meio Ambiente (Semmam) e de Cultura (Secult) de São Leopoldo, financiamento do Pró-Cultura LIC/RS e realização da Alec, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

SAIBA TAMBÉM: Cinema no Parque traz sessões gratuitas ao ar livre nos fins de semana

Terreno Cultural e Painel sobre Emergências Climáticas

Nesta semana, Klau e o secretário adjunto da Secult, Jari da Rocha estiveram na sede do Jornal VS para divulgar a ação. Entre as atrações, ela destacou as atividades agendadas para o Terreno Cultural, como intervenções cênicas, oficinas de arte, a Fada das Bolhas e a Feira Criativa, que deve contar com cerca de 15 expositores.

Outro destaque é a realização do painel Emergências Climáticas e Sociedade: Consequências Socioeconômicas das Enchentes de Maio de 2024 e Perspectivas de Resiliência, programado para as 15h. “Retratando questões relativas ao que aconteceu, porque aconteceu. A gente quer tratar essa ferida ali também”, disse Jari.

A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de food trucks, com menus e bebidas. Segundo a organização, haverá avaliação das condições climáticas até horas antes do evento, mas ele só deve ser cancelado em caso de chuva forte.

Klau Brentano e Jari da Rocha divulgando o Sarau do Rio Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Centro histórico leopoldense

Lembrando que, um dia antes, no sábado, acontece a entrega da revitalização da Praça do Imigrante, Jari sugeriu que os munícipes possam aproveitar os espaços, que ficam próximos um do outro. “É bacana porque as pessoas podem circular a pé por ali. Passa pelo monumento do Bicentenário, na Praça Tiradentes, vai na Praça do Imigrante, atravessa a ponte (25 de Julho) e já está no Museu do Rio. É o nosso centro histórico e que precisa de frequentação”.

Jari e Klau também lembraram a preocupação permanente do evento com o meio ambiente, mantendo monitores e recomendando a todo instante, que os resíduos gerados sejam colocados na lixeira. “Vemos assim a potência de um evento cultural, porque preserva o meio ambiente, ensina crianças que multiplicam a informação, gera trabalho, emprego”, disse Klau. “E ainda, por fim, é a ocupação do espaço público e também essa preocupação com o patrimônio histórico e cultural”, complementou Jari.

CONFIRA: Novena, procissão, tríduo e concerto celebrarão a padroeira de São Leopoldo e Sapucaia

Programação

Palco principal:
15h - Dj Jade Primavera
16h30 - Fofa Nobre & Grupo
17h15 - Mesclã
18h - Pagode do Madre
18h45 - Stoneanos
19h30 - King Jim & os Velhos Irish
20h15 - Ultramen

Terreno cultural:
16h - Apresentação instrumental Grupo Aqui Jazz
16h30 - Intervenção cênica com a Ambizela
17h - Intervenção cênica literária com Milene Barazzetti
17h30 - Intervenção cênica com a Fada das Bolhas

Dentro do Museu do Rio:
15h – Painel Emergências Climáticas e Sociedade: Consequências Socioeconômicas das Enchentes de Maio de 2024 e Perspectivas de Resiliência

- Exposição fotográfica Expedições Antárticas
- Oficina de Arte, com Klau Brentano
- Oficina de pintura com lama, por Feu Cardoso
- Feira Criativa

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas