Resiliente e histórica. É assim que vem sendo tratada a edição de retomada do Sarau do Rio, que volta a ocorrer no Museu do Rio, em São Leopoldo, neste domingo, 1º de dezembro, a partir das 15h. O espaço, assim como toda a Rua da Praia, às margens do Rio dos Sinos, ficou completamente inundado durante as enchentes de maio, e passou por restauração nos últimos meses.
LEIA MAIS: Barco-escola leopoldense chega a Porto Alegre e agora aguarda permissão para navegar
Depois de incertezas e muito trabalho, a organização resolveu pelo retorno do evento, que ocorre com entrada franca e programação variada. Ao ar livre e em meio à natureza, o público vai poder curtir mais de 10 atrações, entre espetáculos de teatro, oficinas de arte, além de apresentações musicais, com destaque para a banda Ultramen, que fará o show principal do evento.
Significativo
“O Sarau do Rio é um evento muito querido das pessoas e sempre muito aguardado. Essa edição é uma retomada de um evento cultural tão importante na região e que traz, além da alegria habitual um sentido de recomeço e perseverança depois da enchente que afetou tão bruscamente nossa São Leopoldo. É muito significativo pra nós realizadores poder estar junto de artistas, colegas de trabalho dos mais diversos segmentos de prestação serviços e receber a Feira Criativa com as artesãs e artesãos nesse recomeço onde a maioria teve perdas incalculáveis”, afirma Klau Brentano, presidente da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (Alec).
O evento é uma promoção da Alec, através das leis federal e estadual de incentivo à cultura, e conta com patrocínio de diversas empresas da cidade, apoio das Secretarias de Meio Ambiente (Semmam) e de Cultura (Secult) de São Leopoldo, financiamento do Pró-Cultura LIC/RS e realização da Alec, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
SAIBA TAMBÉM: Cinema no Parque traz sessões gratuitas ao ar livre nos fins de semana
Terreno Cultural e Painel sobre Emergências Climáticas
Nesta semana, Klau e o secretário adjunto da Secult, Jari da Rocha estiveram na sede do Jornal VS para divulgar a ação. Entre as atrações, ela destacou as atividades agendadas para o Terreno Cultural, como intervenções cênicas, oficinas de arte, a Fada das Bolhas e a Feira Criativa, que deve contar com cerca de 15 expositores.
Outro destaque é a realização do painel Emergências Climáticas e Sociedade: Consequências Socioeconômicas das Enchentes de Maio de 2024 e Perspectivas de Resiliência, programado para as 15h. “Retratando questões relativas ao que aconteceu, porque aconteceu. A gente quer tratar essa ferida ali também”, disse Jari.
A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de food trucks, com menus e bebidas. Segundo a organização, haverá avaliação das condições climáticas até horas antes do evento, mas ele só deve ser cancelado em caso de chuva forte.
Centro histórico leopoldense
Lembrando que, um dia antes, no sábado, acontece a entrega da revitalização da Praça do Imigrante, Jari sugeriu que os munícipes possam aproveitar os espaços, que ficam próximos um do outro. “É bacana porque as pessoas podem circular a pé por ali. Passa pelo monumento do Bicentenário, na Praça Tiradentes, vai na Praça do Imigrante, atravessa a ponte (25 de Julho) e já está no Museu do Rio. É o nosso centro histórico e que precisa de frequentação”.
Jari e Klau também lembraram a preocupação permanente do evento com o meio ambiente, mantendo monitores e recomendando a todo instante, que os resíduos gerados sejam colocados na lixeira. “Vemos assim a potência de um evento cultural, porque preserva o meio ambiente, ensina crianças que multiplicam a informação, gera trabalho, emprego”, disse Klau. “E ainda, por fim, é a ocupação do espaço público e também essa preocupação com o patrimônio histórico e cultural”, complementou Jari.
CONFIRA: Novena, procissão, tríduo e concerto celebrarão a padroeira de São Leopoldo e Sapucaia
Programação
Palco principal:
15h – Dj Jade Primavera
16h30 – Fofa Nobre & Grupo
17h15 – Mesclã
18h – Pagode do Madre
18h45 – Stoneanos
19h30 – King Jim & os Velhos Irish
20h15 – Ultramen
Terreno cultural:
16h – Apresentação instrumental Grupo Aqui Jazz
16h30 – Intervenção cênica com a Ambizela
17h – Intervenção cênica literária com Milene Barazzetti
17h30 – Intervenção cênica com a Fada das Bolhas
Dentro do Museu do Rio:
15h – Painel Emergências Climáticas e Sociedade: Consequências Socioeconômicas das Enchentes de Maio de 2024 e Perspectivas de Resiliência
– Exposição fotográfica Expedições Antárticas
– Oficina de Arte, com Klau Brentano
– Oficina de pintura com lama, por Feu Cardoso
– Feira Criativa
LEIA TAMBÉM