SALÁRIOS ATRASADOS

UBSs e a UPA Scharlau podem ter restrição nos atendimentos a partir de terça; entenda

Medida é referente a remunerações atrasadas de novembro e dezembro de 2024

Publicado em: 17/01/2025 20:58
Última atualização: 17/01/2025 20:58

Os médicos de quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Scharlau, em São Leopoldo, aprovaram uma restrição nos atendimentos a partir da terça-feira (21). As UBSs são: Centro do Idoso, Feitoria, Madezatti e Scharlau.

A medida será tomada se a remuneração de novembro e dezembro não for paga até a segunda-feira (20), por parte da empresa Saudex (responsável pela contratação dos profissionais) e do Instituto Ideas (contratado pelo Executivo Municipal para a prestação do serviço nas UBSs).

Uma das UBSs em que pode haver a restrição é o Centro do Idoso, no bairro Cristo Rei Foto: Diego da Rosa/GES

A decisão ocorreu em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na noite desta quinta-feira (16). Caso ocorra o pagamento apenas de novembro e o valor de dezembro não seja quitado até o dia 25, a suspensão inicia no domingo, 26.

Em material encaminhado pela assessoria de comunicação, o diretor do Simers, Ricardo Pedrini Cruz, esclarece que o objetivo é negociar diretamente com a Saudex e com o Instituto Ideas. Será solicitada, ainda, uma reunião diretamente com as empresas para desenvolver um cronograma de quitação da dívida.

"O Simers vai manter a AGE aberta, como forma de monitorar o avanço da situação e, caso necessário, decidir medidas rápidas e efetivas junto à categoria. Além disso, se colocou à disposição dos médicos que tiverem interesse em ingressar com ação individual para buscar na Justiça os pagamentos devidos", afirma o material.

Veja também: Centro Municipal do Idoso passa a abrir mais cedo para receber pacientes

No texto, Pedrini Cruz ainda explica que não é possível entrar com ação coletiva porque existem contratos diferenciados. "Alguns são Pessoas Jurídicas e outros são sócios cotistas. Então, cada um precisa fazer sua própria judicialização. No caso dos cotistas, a ação vai pedir primeiro a exclusão do quadro societário e, depois, o pagamento dos meses devidos”, descreveu.

O que dizem o município e as empresas

Em nota oficial, o Instituto Ideas prometeu garantir o pagamento já na segunda-feira (20). "Reconhecendo os esforços da prefeitura para regularizar os atrasos nos repasses e para valorizar a dedicação dos colaboradores, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) está encaminhando os pagamentos dos profissionais médicos, que deverão receber os valores já na segunda-feira."

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), Martin Kalkmann, "existe um bom diálogo com Ideas. Conforme a empresa, segunda irão fazer o pagamento de até novembro e, ainda segundo a empresa, não tem ordem de restrição."

A redação também tentou entrar em contato com a empresa Saudex, mas não obteve sucesso até o horário de fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas