Foi reinaugurada, na tarde desta segunda-feira (30), a última das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) afetadas pela enchente histórica em São Leopoldo: a Vicentina. A unidade, que começou a operar já na segunda-feira, estará fechada durante a terça-feira (31 de dezembro) e quarta-feira (1º de janeiro de 2025), véspera e feriado de ano-novo.
A estrutura da unidade inclui ambulatório de procedimentos, sala de acolhimento, sala de esterilização, sala de reuniões, sala de gerente, expurgo, quatro consultórios multi, consultório odontológico e sala de vacinas.
O consultório odontológico, conforme a secretária de Saúde, Paula Silva, aguarda ainda os equipamentos que foram doados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). A sala de vacinas, por sua vez, aguarda a chegada da câmara fria (necessária para armazenar os os imunizantes) para poder começar a operar. Ambos possuem previsão de entrega para a segunda quinzena de janeiro.
Durante as obras de revitalização, a população foi atendida na tenda fornecida pelo Sesi até o dia 26 de setembro, quando houve a reinauguração da UBS Paim – uma das mais afetadas pela cheia histórica. A partir desta data, os atendimentos UBS Vicentina passaram a ser acolhidos na UBS Paim.
Veja como ficou
Solenidade
Paula Silva destacou a história da unidade e a relevância dos serviços prestados à comunidade. “Essa unidade é muito importante para a gente porque é uma unidade com bastante movimento. Historicamente, ela atendia 24h por dia antes da existência da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e a estrutura física dela é ampla, então a gente sempre conseguiu colocar muitos profissionais aqui para atender e grande parte da comunidade acabava se direcionando aqui na Vicentina”, lembrou.
“Agora estamos reorganizando esse processo junto com a Paim, que também se tornou uma unidade bastante ampla, que inicialmente era uma unidade pequenininha, tinha apenas uma equipe lá dentro. Agora estamos dividindo o trabalho para a população poder ser atendida nessas duas unidades. Vamos ter uma equipe de Saúde da Família na Paim e outra aqui na Vicentina, para que a região Oeste possa ser contemplada por essas duas unidades”, continuou.
MANTENHA-SE INFORMADO PELA COMUNIDADE NO JORNAL VS NO WHATSAPP
O coordenador interino da Atenção Básica, enfermeiro e diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia da FMS, Lotário de Souza, destacou a importância desta inauguração após a situação vivida pelo município em 2024. “A gente sabe o quanto a comunidade aqui sofreu com a cheia e sofria ainda com a falta que esse espaço estava fazendo aqui na região. A gente estava com um enorme trabalho de requalificação do espaço, a gente perdeu muitos móveis, como muitas pessoas também perderam em suas casas”, mencionou.
“Em nome da Fundação de Saúde, a gente tá entregando a oportunidade de trabalhar em um lugar reformado, com móveis novos, computadores novos, uma equipe que agora está em seu arco, a gente sabia que eles estavam muito apertados em sentido de espaço, o que dificultava no atendimento, mas agora com o espaço ampliado, a gente mostra o compromisso com os trabalhadores da Fundação”, completou.
O evento contou ainda com a presença da gerente da UBS Vicentina, Eduarda Marinho da Rocha, e com a diretora de enfermagem da Semsad, Fernanda Maria Pauletto, além de outros membros da equipe da Semsad e da FMS.
LEIA TAMBÉM