A Unidade Básica de Saúde (UBS Paim), uma das mais atingidas pela inundação que invadiu 16 UBSs, 18 escolas e milhares de casas maio deste ano, foi reaberta nesta quinta-feira (26). A unidade, que foi fruto de uma parceria entre Prefeitura, Ministério da Saúde e Unisinos, foi inaugurada no dia 27 de abril e, apenas uma semana depois, sofreu perda total devido à inundação.
A reforma, iniciada em junho, foi concluída em tempo recorde – levando em consideração que havia levado um ano para ser construída. Além de atender um público estimado em 8 mil usuários, a UBS serve como base prática de atuação para os estudantes do curso de medicina da universidade.
“Vamos sair mais fortes”, diz o prefeito
“Quando percebemos que passamos por uma tragédia que atingiu 50 mil pessoas no município, a gente se emociona por entregar serviços melhores do que estavam antes. O Governo Federal nos fez um aporte importante de recursos. Vamos sair mais fortes. Toda a região da Paim, São Miguel e parte da Vicentina será atendida aqui. Meu compromisso é construir uma cidade melhor”, destacou o prefeito Ary Vanazzi no ato.
A secretária Paula Silva lembrou que, apesar das dificuldades de deslocamento e acomodação das equipes, a Prefeitura manteve o serviço em todos os locais atingidos. “Muitos municípios não conseguiram isso. Era importante manter o atendimento no território onde as pessoas residem. Conseguimos isso através de parcerias com o Sesi e associação de moradores”.
Fique de olho: São Leopoldo enfrenta alagamentos devido à chuvarada; Veja o que diz a prefeitura
Participaram do evento a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Liciane Dresch, a gerente da Escola de Saúde da Unisinos Tatiane Rocha, a diretora do curso de Enfermagem da Unisinos, Vânia Schneider e o diretor-presidente do Semae Maurício Miorin.
Aporte federal na reabertura de unidades
A tragédia climática do mês de maio em São Leopoldo atingiu não só a população, mas também 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que, oito delas, de forma total. Para não deixar a população desamparada, a Secretaria da Saúde e Fundação Municipal de Saúde uniram forças: em menos de um mês, reabriram todas as unidades com auxílio de tendas do Sesi e de associação de moradores.
Desde então, um plano de recuperação foi colocado em prática para revitalizar todos os espaços atingidos, com aporte de R$ 21 milhões do Ministério da Saúde. Representante do Ministério da Reconstrução, a ex-vereadora Ana Affonso prestigiou a reabertura da unidade Paim e ressaltou a importância do apoio federal em acelerar o processo. “Tivemos 18 escolas recuperadas, temos casas sendo planejadas e oito unidades de saúde que serão entregues até o final de outubro. A Ubs Paim carrega esse simbolismo de resiliência e força”, salientou.
LEIA TAMBÉM