SÃO LEOPOLDO
UBS Padre Orestes reabre quatro meses depois da enchente histórica
Além desta, faltam ainda cinco unidades, que devem ser reinauguradas até o dia 10 de outubro
Última atualização: 23/09/2024 16:42
Quatro meses depois da enchente histórica, a UBS Padre Orestes foi reaberta nesta segunda-feira (23). As obras de recuperação ocorriam desde o mês de junho, logo após a retirada das águas, com a reconstrução de salas, do piso, troca de toda a parte elétrica e compra de novos materiais.
Fique de olho: Prefeitura convoca famílias beneficiárias do 1º lote do Aluguel Social-Calamidade Pública
A unidade é administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) desde junho. Nesse período pós-cheias, o atendimento foi realizado em tendas instaladas provisoriamente no estacionamento, por meio de uma parceria com o Sesi.
Na reinauguração, a secretária da Saúde Paula Silva informou que pretende ampliar o expediente até as 20 horas. Atualmente o funcionamento ocorre das 8h às 17 horas sem fechar ao meio-dia. Na solenidade, o prefeito Ary Vanazzi lembrou que oito postos que tiveram perda total estão sendo recuperados. Estiveram presentes também a diretora-presidente da FMS Liciane Dresch e a diretora de Atenção Básica Simone Veronezi.
Aporte federal na reabertura de Unidades
Para viabilizar a recuperação de todos os espaços atingidos, o município conta com um aporte federal de R$ 21 milhões do Ministério da Saúde. De acordo com a prefeitura, as cinco unidades que faltam devem ser entregues até o final do mês ou, no mais tardar, até dia 10 de outubro.
Confira abaixo as unidades que faltam:
UBS Paim: atendendo na tenda do Sesi
UBS Rio dos Sinos: atendimento provisório na rua Demétrio Ribeiro, 233
UBS Brás: atendendo na Associação de Moradores, rua Leopoldo Wasun, 984
UBS Campina: atendendo na tenda do Sesi
UBS Vicentina: atendendo na tenda do Sesi na UBS Paim