abc+

SÃO LEOPOLDO

Trecho da RS-240 onde vazaram corrosivos é liberado

Equipes da Fepam trabalharam no transbordo do produto. Após, foi removido o caminhão e realizada a limpeza da pista

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 17/04/2023 às 20h:29 Última atualização: 04/03/2024 às 17h:27
Publicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam) liberou por volta das 2h30 da madrugada desta terça-feira (18) a pista da RS-240, no sentido Portão-São Leopoldo, no bairro Scharlau. A liberação do trecho foi confirmada nesta manhã pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). 

Por volta das 20h30, era feito transbordo dos produtos corrosivos que vazaram de uma carreta. Após, foi removido o caminhão e realizada a limpeza da pista. 

Equipes fazem o transbordo do produto. Após, será removido o caminhão e realizada a limpeza da pista



Equipes fazem o transbordo do produto. Após, será removido o caminhão e realizada a limpeza da pista

Foto: Divulgação/Fepam

No início da tarde, uma carga de ácido clorídrico e a soda cáustica vazou, podendo corroer os pneus dos veículos

“A via foi bloqueada. Foi colocada areia sobre a pista para contenção do vazamento. A equipe da Fepam identificou o vazamento e forneceu para o Corpo de Bombeiros material vedante para estancá-lo. A empresa transportadora acionou a equipe de pronto-atendimento de emergência para continuidade dos trabalhos de transbordo da carga e remoção do veículo da pista”, informou, em nota, a Fepam.

O derramamento aconteceu depois que uma carreta que transportava o ácido e a soda fez uma freada brusca. “Com isso, os contêineres deslocaram-se internamente e romperam as paredes metálicas da caçamba, ocasionando o vazamento de ácido clorídrico na pista”, acrescentou o órgão ambiental.

Bombeiros de Portão e São Leopoldo atuaram na limpeza da rodovia. A Fepam aguardou que a areia absorvesse os corrosivos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade