abc+

Chuvarada

Trecho da Dom João Becker voltou a ficar alagado com forte chuva desta quinta-feira

Moradores, ainda assustados com as cheias dos últimos dia, estavam alertas, principalmente com veículos nas ruas e garagens. Nesta sexta-feira ainda tem previsão de chuva e alerta para alagamentos em alguma regiões

ico_abcmais_azul
Publicado em: 23/05/2024 às 22h:05 Última atualização: 23/05/2024 às 22h:28
Publicidade

Na noite desta quinta-feira (23), moradores do Centro, próximo ao Rio dos Sinos, ficaram preocupados com a água alta em parte da Avenida Dom João Becker, a partir da Rua São Paulo, em direção da Avenida Mauá, no Centro de São Leopoldo. Muitos, ainda rescaldados pelas angustiantes cenas das cheias, pensavam até em retirar os veículos das ruas.

O local, que ficou por dias debaixo da água com as cheias de maio, voltou a ficar alagado com a chuva forte que caiu em boa parte desta quinta. Segundo moradores, no entanto, a água que parecia voltar da rede pluvial (ou, pelo menos, não escoar), já estava começando a recuar na noite desta quinta, por volta das 21h30.

Alagamento na Avenida Dom João Becker, esquina com a Avenida Mauá. Brigada verificava o trecho e ajudava motoristas a atravessar em segurança



Alagamento na Avenida Dom João Becker, esquina com a Avenida Mauá. Brigada verificava o trecho e ajudava motoristas a atravessar em segurança

Foto: Guilherme Schmidt/GES-Especial

O alagamento afetava o acesso da Avenida Mauá próximo à Ponte Ingá (ao lado do trem), mas a água sobre a via, apesar de assustar, não impossibilitava o tráfego no local. Mas era necessário buscar a parte mais alta da avenida (principalmente para veículos mais baixos).

Quem vinha da ponte dos bairros Rio dos Sinos/Santos Dumont em direção ao Centro optou por andar na contramão no trecho Centro-bairro da avenida que estava menos inundado – e com asfalto mais visível.  

Trecho da Dom João Becker volta  a ficar alagada, entre a Rua São Paulo e Avenida Mauá



Trecho da Dom João Becker volta a ficar alagada, entre a Rua São Paulo e Avenida Mauá

Foto: Guilherme Schmidt/GES-Especial

Na Dom João Becker, após a enchente do início do mês, a água havia sido completamente escoada há uma semana, na última sexta-feira, dia 17 de maio. O escoamento foi possibilitado pela ativação de duas casas de bombas, da Rodoviária e do Ginásio, e pela drenagem realizada pela Pavicon. No início do mês, no auge da enchente, a água chegou na Rua Independência até a esquina da Rua Conceição, com alagamento em diversas áreas do Centro.

Na tarde desta quinta-feira, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, ao lado do superintendente da Defesa Civil Paulo Borges, e do diretor do Sistema de Proteção de Cheias, o geólogo Antônio Carlos Geske, realizou uma live para alertar a população sobre as fortes chuvas que ocorrem na região entre esta quinta e sexta-feira. Nesta quinta-feira a previsão era de 90mm até 120mm de chuva. Já nesta sexta-feira (24), a previsão é de aproximadamente 50mm, com acumulado nestes dois entre 150 e 180 milímetros.

Alerta

“Estamos aqui como sempre fazendo um alerta para a nossa população ficar ciente. Estamos com muitas equipes trabalhando em diversas frentes, teremos um grande volume de chuvas, que poderá alagar algumas regiões, mas não chegará ao nível do que tivemos com a grande enchente que tivemos nas últimas semanas”, destacou Vanazzi, alertando para que quem projetava voltar para casa e fazer a limpeza após a cheia, espere para fazê-lo a partir de sábado. “Para não ter serviço redobrado.”

Paulo Borges reforçou que a população fique atenta e acompanhando as redes oficiais para ficar por dentro das informações.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade