Em alusão aos seus 35 anos, o Programa Esporte Integral (PEI) da Unisinos, que atende e oferta atividades esportivas e de lazer para crianças de 7 a 17 anos que moram em São Leopoldo, preparou diversas ações comemorativas.
Neste sábado (28), será realizado um torneio de futsal, que reunirá ex-participantes, educadores e familiares. O evento é aberto ao público. A competição se inicia às 8 horas no Centro de Esporte e Lazer da Unisinos, no câmpus São Leopoldo.
Na quarta-feira, dia 1º de novembro, será realizada uma comemoração especial para as crianças e adolescentes dos núcleos de atendimento do PEI, das 14 às 16 horas, na Pista Atlética do Centro de Esporte e Lazer da Unisinos.
E, ainda, no dia 7 de dezembro, será realizado um happy hour na sede da AABB São Leopoldo, no bairro Fazenda São Borja, com recepção a parceiros do programa.
Mobilização
Voltado principalmente a jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto atende comunidades próximas ao campus da Unisinos e conta ainda com parcerias com escolas públicas do município. Entre as atividades esportivas oferecidas estão o futebol, o atletismo e o hóquei na grama.
O coordenador do PEI, Augusto Dotto, explica que a mobilização das comunidades atendidas reforça a importância do programa. “Sempre teve um caráter de formação. O próprio fato de estar na universidade é uma quebra ou ruptura para essas crianças que pensam que isso não está ao alcance delas”, explica.
Além disso, o fato de o PEI oferecer serviços que não são realizados pelo Poder Público é um destaque. “O acesso ao esporte e lazer está na Constituição, porém não é algo que o poder público consiga dar conta”, relata.
LEIA TAMBÉM