TEMPESTADE
Rua da Praia começa a alagar e São Leopoldo já se prepara para acolher desalojados
Tarde de terça-feira foi de manutenções e ações de prevenção
Última atualização: 30/04/2024 20:57
A chuvarada, que continua na região desde o sábado (27), continua causando transtornos. Em São Leopoldo, o nível do Rio dos Sinos chegou a 4,44 metros (m) às 20h30 e o status da cidade é de Alerta desde às 16h15, quando o nível chegou a 4,31 m. No município, a elevação do rio é de quatro centímetros por hora e há risco de inundações nas Ruas das Camélias e da Praia, que já começou a alagar, caso o nível ultrapasse os 4,50 m. O normal é 2,50 m.
Nos bairros Rio dos Sinos e Duque de Caxias, mais de 5 árvores e galhos caíram e a rede elétrica foi danificada. As equipes da concessionária fizeram o conserto durante a tarde. Já o controle semafórico realizou 5 manutenções nas sinaleiras em cruzamentos dos bairros Rio dos Sinos, Santos Dumont, Scharlau, Campina e Cristo Rei. Todos os pontos voltaram a funcionar ainda na terça-feira.
Na manhã e tarde desta terça-feira, o prefeito Ary Vanazzi vistoriou as equipes das Casas de Bombas da Avenida João Corrêa no bairro Vicentina e no bairro Campina, que estão operando normalmente. Na Campina, o prefeito constatou que a obra da bacia de contenção próximo à Casa de Bombas está dando conta da vazão das águas da chuva, impedindo sobrecarga nos equipamentos.
Preparação de abrigos
Ainda na terça, Vanazzi convocou uma reunião emergencial on-line para preparar o município para a necessidade de abrigar a comunidade. Diante do aumento do risco de inundações, o prefeito determinou estado de mobilização imediata de todos os órgãos de governo nas próximas 72 horas.
A Secretaria de Assistência Social (SAS) informou que todo o aparato de atendimento às famílias está preparado, bem como os locais de abrigamento, e que o acolhimento será de forma regionalizada. A SAS também já prepara uma campanha para doações de alimentos não perecíveis, roupas de cama, materiais de higiene e etc.
O prefeito pediu à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) que imediatamente entrasse em contato com o Exército Brasileiro para solicitar apoio caso haja necessidade na remoção de famílias. A Defesa Civil também deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para que a sede da corporação funcione como Quartel General das Operações (QG), para auxiliar as equipes de apoio.
Serviço do Semae
A prefeitura anunciou que o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo instalaria, na noite dessa terça-feira (30), duas bombas anfíbias no Arroio Gauchinho na Vila Brás. O Semae também entrará em contato com a RGE e a empresa Mercúrio para deixar previamente organizadas equipes, caso venha a ocorrer uma falta de energia elétrica que possa prejudicar as Casas de Bombas.
As equipes da frota de caminhões e retroescavadeiras da prefeitura estarão de sobreaviso. A Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) deve manter uma equipe de sobreaviso para eventuais desobstruções de ruas e avenidas se houver quedas de árvores.