Virada do tempo

TEMPESTADE: Defesa Civil leopoldense dispara alerta climático

Sistema de baixa pressão deve gerar temporais e ventania em algumas regiões do Estado, inclusive aqui no Vale do Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre

Publicado em: 06/11/2024 18:44
Última atualização: 06/11/2024 18:44

Mais um alerta climático foi disparado nesta tarde de quarta-feira (6), pela Defesa Civil de São Leopoldo com base no Boletim Hidrometeorológico da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS).

Podem ocorrer chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas e ventania na região Foto: Arquivo/GES

Segundo o informe, "há risco potencial de tempestades com chuvas moderadas a pontualmente fortes e rajadas de vento no território gaúcho". O alerta, segundo a Defesa Civil, é válido desta quarta (6) até a quinta-feira (7).

CONFIRA: Inmet divulgou alerta laranja para o RS

Na quarta-feira

O alerta explica que o avanço de um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai vai favorecer o surgimento das instabilidades a partir desta quarta-feira (6).

No Oeste, Campanha, Missões e Metade Norte do Estado a chuva pode ser de moderada a pontualmente forte, acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo. As rajadas de vento podem chegar aos 80 Km/h. Os acumulados ficam entre 30 a 50mm/dia.

Na quinta-feira

Já nesta quinta-feira (7), há possibilidade de chuva moderada a pontualmente forte em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e também no Sul, Campanha, Oeste, Costa Doce, Vales, Serra e Litoral Norte.

Os acumulados devem ficar em torno de 30 a 90 milímetros. Há um alerta especial para as rajadas de vento de 50 a 80 Km/h. Na sexta-feira (8), a tendência é que a frente fria e a área de baixa pressão ainda permaneçam sobre o Estado, mas apenas com chuvas isoladas.

Sobre o monitoramento doRio dos Sinos, nesta quarta (6), o nível estava em 1,18 metro às 16h15. O normal é entre 2 e 2,5 metros.

Em caso de emergência

Os telefones para contato em caso de emergência são o 193 do Corpo de Bombeiros, o (51) 2200-0633 (horário comercial) e (51) 98924-7852 da Defesa Civil Municipal, e número 153 da Guarda Municipal, todos durante 24 horas.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas