A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo informa que o primeiro grupo de escolas municipais atingidas pela enchente, cuja previsão de retomada do atendimento era no dia 24 de junho, teve a volta às aulas adiada. O retorno na EMEI Vitória Régia, EMEF Rui Barbosa, EMEF João Belchior Marques Goulart, EMEF Padre Orestes João Stragliotto e EMEF Francisco Cândido Xavier precisou ser adiado devido à chuvarada dos últimos dias. A data foi alterada para o dia 2 de julho.
O clima atrasa os cronogramas de reboco, pintura, a cura do contrapiso, limpeza das áreas externas, entre outros. Além disso, é necessário que o entorno destes locais também passe pela remoção de entulhos e limpeza, uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), já em execução.
A Smed reforça que atua de forma emergencial, com suas equipes e também empresas terceirizadas, para agilizar o retorno das aulas nos espaços que sofreram fortes danos com a calamidade. Durante este período, equipes diretivas e profissionais terceirizados que atuam nestas unidades escolares, continuam trabalhando na organização das atividades essenciais de retorno. Já em relação aos professores deste grupo, foi decretado recesso entre 24 e 28 de junho.
Em breve, a secretaria atualizará sobre as outras dez escolas atingidas que também tiveram o calendário de retorno informado nesta semana, durante o lançamento do Programa “Esperançar é preciso”.
LEIA TAMBÉM