Nível do Rio
Sinos sobe lentamente, mas São Leopoldo continua em status de alerta
Instabilidade climática permanece pelo menos até a quarta-feira (18)
Última atualização: 18/10/2023 21:30
Apesar da lenta elevação, o nível do Rio dos Sinos é de 4,31m e São Leopoldo permanece com o status de alerta. Segundo o boletim diário da Defesa Civil transmitido neste domingo (15), a elevação foi de apenas 4cm até às 10h da manhã, em respota às chuvas ocorridas nas cabeceiras nas últimas 24h. A instabilidade climática deve continuar no Rio Grande do Sul pelo menos até a quarta-feira (18).
Previsão para os próximos dias
Nesta segunda-feira (16), o sistema de baixa pressão, juntamente com o fluxo de umidade vindo do norte, favorece a persistência das instabilidades, afetando a Metade Oeste e Norte do Estado. Na Campanha, Centro, Missões, Noroeste, Norte e Nordeste, há condições para temporais com trovoadas, eventual queda de granizo, rajadas intensas de vento e elevados acumulados, chegando aos 110 mm/dia em parte da Campanha, Missões, Centro, Noroeste e Norte.
Na terça-feira (17) o avanço de uma frente fria pelo oceano favorece com que as instabilidades avancem para a metade Norte causando temporais pontuais e acumulados significativos. A tendência é de que uma massa de ar seco avance sobre parte do Estado na quarta-feira e as chuvas fiquem próximas as áreas de divisa com Santa Catarina com moderada intensidade e descargas elétricas.
Resumo do Plano de Contingência da Defesa Civil
Abaixo de 3,50m - Observação
Acima de 3,50m - Atenção/Monitoramento Intensivo
Acima de 4,30m + indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas - Alerta
4,50m - Alerta e início do atingimento na via da Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e Rua das Camelias, no bairro Pinheiro (fundo pela drenagem).
5,10m - Alarme e início do atingimento Rua Alberto Ramos na vila São Geraldo, do bairro Feitoria