abc+

SÃO LEOPOLDO

Serviço de Atendimento Especializado recebe aparelho de R$ 1 milhão para exames de HIV

Rua Osvaldo Aranha precisou ser bloqueada na manhã desta terça-feira para instalação do equipamento na unidade de saúde

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 28/03/2023 às 16h:01 Última atualização: 29/02/2024 às 08h:51
Publicidade

São Leopoldo está entre as 86 cidades do Brasil a receber o novo equipamento de medição de carga viral de HIV. O aparelho, da marcha Roche, chegou na manhã desta terça-feira (28), no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na Rua Osvaldo Aranha, e precisou do auxílio de um guindaste para ser instalado. Com isso, a rua foi bloqueada durante a manhã para a operação.

Somado com o valor dos reagentes enviados pelo Ministério da Saúde, o investimento ultrapassa R$ 1 milhão. A máquina substituirá a antiga que está em funcionamento desde 2014.

Novo aparelho para exames de HIV precisou ser instalado no SAE por meio de guindaste



Novo aparelho para exames de HIV precisou ser instalado no SAE por meio de guindaste

Foto: Romeu Finato/Prefeitura de São Leopoldo

Precisão e modernidade

Em média, São Leopoldo realiza entre 700 e 800 exames de carga viral por mês. O município é referência para pacientes de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Portão e Sapiranga.

“Vai garantir muito mais agilidade, mais precisão e modernidade na prestação dos serviços e resultados. Procedimentos que antes fazíamos manualmente, agora passam a ser automatizados, o que gera mais precisão e diminui, por consequência, riscos de erro”, explicou a biomédica do SAE, Solange Biegelmeyer.

O secretário interino da Saúde, Diego Pitirini, acompanhou a instalação. “Os componentes eletrônicos evoluem de forma muito rápida. A saúde cada vez mais se utiliza da tecnologia para tratamentos e diagnósticos. O novo aparelho trará mais rapidez e exatidão nas análises”, observou.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade