A exibição do documentário Rio dos Sinos – Caminho das águas foi a atividade inicial da Semana do Meio Ambiente de São Leopoldo, que começou segunda (29) e segue até a próxima semana. A produção foi apresentada para estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Chico Xavier, do bairro Santos Dumont.
A ação contou com a presença do prefeito leopoldense, Ary Vanazzi, e dos secretários municipais do Meio Ambiente, Anderson Etter, de Educação, Ricardo da Luz, e da representante do Poder Legislativo, vereadora Jussara Lanfermann.
Conhecimento
Os pontos abordados no filme, que destaca os contextos históricos, socioculturais e ambientais que acercam o percurso do Rio dos Sinos em seus quase 200 quilômetros, foram salientados por Anderson Etter. “Uma área de atuação forte do nosso governo são os conjuntos de ações quando se trata da defesa do meio ambiente e do Rio dos Sinos. Também é de fundamental importância podermos levar conhecimento ambiental para criarmos um novo modo de pensar na nossa relação com o rio que abastece a nossa cidade e como proteger nossas águas e florestas”, disse.
Consciência
Vanazzi falou sobre a importância das crianças na criação de novos hábitos relativos ao cuidado com o meio ambiente e sobre a importância da escola Chico na perspectiva ambiental do bairro Santos Dumont. “As transformações pelas quais o mundo passa são consequências das nossas atitudes. Anos atrás, esta área onde está localizada a escola e esta parte do bairro era um banhado que foi aos poucos aterrado com lixo industrial. Quando iniciamos a construção do loteamento retiramos milhares de quilos de lixo. Gastamos quase o mesmo valor com essa ação do que para construir as casas, as ruas e essa escola. Isso mostra a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente. Essa consciência começa na escola”, comentou.
LEIA TAMBÉM
Preservação e mudança de mentalidade
“A preservação do meio ambiente é um debate presente nas ações das nossas escolas. Cuidar do meio ambiente é cuidar da vida e as crianças são responsáveis por mudar também a mentalidade adulta que possui diversos erros por não existir essa consciência antigamente”, disse Ricardo da Luz, ao parabenizar a Semmam pela iniciativa de começar as atividades da Semana do Meio Ambiente por uma escola.
Aluna entregou abaixo-assinado
FESTA DO PINHÃO: São Francisco de Paula quer distribuir 6 toneladas de pinhão durante evento
NÃO PERCA: Prazo para entrega do Imposto de Renda termina nesta quarta-feira
Durante a atividade na escola, a presidente do Grêmio Estudantil da Chico Xavier, Rafaela Lopes, 11 anos, entregou um abaixo-assinado aos representantes do Executivo, solicitando a manutenção na praça Bom Viver, que fica ao lado da escola. “Somos muito gratos à prefeitura por ter construído essa praça que antes era um local usado para descarte de lixo. Agora precisamos que os brinquedos sejam consertados. Sabemos que o espaço é tão importante para os alunos, quanto para a comunidade, pois a maioria dos estudantes da nossa escola mora no bairro”, afirmou.
A Semana Nacional do Meio Ambiente é celebrada na primeira semana de junho, a fim de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. Em São Leopoldo, as atividades ocorrerão até 6 de junho. O objetivo é incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural.
Veja a programação
Quarta-feira (31)
9h30: Atividade do Programa Municipal de Arborização Urbana
Local: Associação de Moradores da Santa Marta (Rua Eva Moreira Dos Santos, 145, Arroio da Manteiga)
19h30: Audiência Pública do Plano Local de Ação Climática
Local: Auditório Central da Unisinos (Avenida Unisinos, 950, Cristo Rei)
Quinta-feira (1º/6)
10h: Entrega dos gibis “Te Liga na Vida que Tem No Rio”
Local: Emef Paulo Beck (Rua Homero Batista, 195, Vicentina)
Sexta-feira (2)
10h: Institucionalização do Parque Municipal de Preservação Santa Bárbara
Local: Parque Santa Bárbara (Rua Dionísio Cerqueira, Arroio da Manteiga)
Sábado (3)
15h: Lançamento do Livro do Parque Imperatriz “Parque Imperatriz – O Gigante Verde do Vale dos Sinos”, escrito pela jornalista Ana Garske
Local: Parque Imperatriz (Avenida Imperatriz Leopoldina, 900, Pinheiro)
Domingo (4)
15h: Slam: Cultura e Meio Ambiente
Local: Parque Imperatriz
Segunda-feira (5)
10h: Entrega de mudas de hortaliças
Local: Associação de Moradores da Cohab Feitoria (Avenida Rodolfo Müler, 1604)
Terça-feira (6)
7h: Visita a Nascente do Rio dos Sinos no Município de Caraá
Local de saída: Museu do Rio (Rua da Praia, 52, Rio dos Sinos)
19h: Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema)
Local: Museu do Rio