Desde 2022, a última semana de outubro é a Semana Municipal da Sustentabilidade em São Leopoldo. Estabelecido por lei, o período tem como objetivo debater e compartilhar ações sustentáveis da comunidade civil, empresarial e do poder público. As atividades têm como foco principal atingir as metas da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s), da ONU.
Este ano, a programação ocorre de 22 a 29 de outubro, com o tema “Agindo agora. Rumo ao Bicentenário. Construindo uma São Léo mais sustentável”. A abertura da Semana da Sustentabilidade será neste domingo (22), das 10h às 17h, nas Pirâmides do Ginásio Municipal de São Leopoldo, com o Drive Thru Lixo Zero, Feira EcoVegan, oficinas e muito mais.
Para o drive deste domingo, podem ser levados:
– Plásticos: PET, garrafas, embalagens em geral
– Papel: jornal, papelão, revistas, livros, polígrafos, cadernos
– Vidros: (Inteiros e de preferência, em uma caixa para não quebrar)
– Alumínio: latinhas, latas e panelas
– Eletroeletrônicos
– Tampinhas
– Cápsulas de café
– Sucata: latas, cadeiras, entre outros
– Óleo de cozinha (armazene em garrafa PET, para evitar quebra ou vazamentos)
– Roupas (em bom estado para doação)
Comitê criativo organiza a ação
Para contribuir com a organização do evento, foi criado um comitê criativo composto por
pessoas físicas, empresas e gestão pública. Entre as representantes estão: a Apoena Socioambiental, o Programa de Educação para a Sustentabilidade/PESC SMED – São Leopoldo, a Virando a Terra, A Sabida Produtos Naturais e o Semae.
Na última semana, o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, recebeu membros da Prefeitura e da sociedade civil para debater as ações durante a Semana da Sustentabilidade. Daiana Schwengber, embaixadora do projeto, apresentou as ações e os dados de anos anteriores. “Nós queremos que a comunidade se sinta contemplada pelo evento, por isso pedimos para que as pessoas cadastrem suas ações e contamos com o apoio das secretarias para isso. Muitas vezes as pessoas fazem atividades que nem imaginam que contribuem com a sustentabilidade, mas contribuem sim, não é algo distante”, explicou.
Spolaor reforçou a importância do envolvimento da Prefeitura com a Semana. “Nós reunimos aqui alguns secretários justamente para instigar essa participação. As secretarias promovem muitas ações que convergem com os ideais de sustentabilidade, e vamos inscrever essas atividades. Queremos incentivar também a população a cadastrar suas ações, para que tenhamos a real dimensão de como São Leopoldo é uma cidade sustentável”, completou.
Diversos temas abordados
Durante a semana, diversos temas serão abordados, como a Agenda 2030, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Lixo Zero: consumo, separação e descarte; Economia solidária, cooperativismo, empreendedorismo sustentável; Ações de conscientização e sensibilização da indústria, comércio e serviços na agenda 2030 da ONU; Ações e soluções voltadas para a preservação do Rio dos Sinos; Promoção de ações de inclusão social, debates sobre igualdade de gênero, bem-estar, saúde física e mental; Ações de mobilização com o apoio do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti para a realização de mutirões de limpeza; Educação para Sustentabilidade e pesquisas na área.
Programação
A agenda da Semana da Sustentabilidade 2023 em São Leopoldo conta com rodas de conversa, oficinas, encontrão de dança, pontos de coleta de óleo de cozinha e resíduos recicláveis, visitas guiadas, exposições, cine debate, apresentações de teatro, entre tantos outros.
Um dos destaques é a 1ª Day Run da Associação dos Funcionários do Semae (AFS), que ocorre no encerramento da programação, dia 29 de outubro, das 8 as 11h, e é aberta ao público em geral, com inscrições pelo site vamoquevamo.net.br. Na atividade, um plogging para coleta de resíduos estará à disposição.
A programação completa da Semana pode ser conferida aqui.
LEIA TAMBÉM