DIREITOS DAS PCDs

Semana da pessoa com deficiência teve sua abertura na Prefeitura de São Leopoldo

Atividades incluem palestras educativas e atividades recreativas; programação continua até esta sexta-feira

Publicado em: 19/08/2024 18:07
Última atualização: 19/08/2024 20:10

A 6ª Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs), Mobilidade Reduzida e com Altas habilidades/Superdotação de São Leopoldo teve sua abertura no hall de entrada da Prefeitura de São Leopoldo nesta segunda-feira (19). Sob o tema "Inclusão que acolhe e transforma, acolhimento que inclui", as atividades seguem até a sexta-feira (23).

Abertura foi realizada na entrada da Prefeitura de São Leopoldo Foto: Marcel Vogt/Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

A cerimônia de abertura contou com apresentações artísticas dos estudantes da Associação Vida Nova, APAE, Casa da Jéssica e Clube da Aprendizagem. A programação é organizada pelo Comudepe, Prefeitura de São Leopoldo e entidades parceiras. São Leopoldo também está articulada à 30ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS.

Palestra "Autismo - Um Modo Diferente de Pensar"

Dentre as atividades desta segunda estava a palestra "Autismo - Um Modo Diferente de Pensar", ministrada pelo coordenador do Pandorga Formação, Nelson Kirst, da ONG Pandorga Formação em Autismo. Na ação, que ocorreu durante a tarde no Espaço Sicredi Feitoria, Kirst citou alguns dos principais desafios enfrentados pelas pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a dificuldade em identificar o que as pessoas pensam e sentem, além da dificuldade para se adaptar às mudanças.

"Quem educa tem que estar preparado para isso", afirma. "Qualquer situação nova é terrível e vocês podem fazer algo. Se a criança odiar a escola uma vez, ela odeia a escola a vida inteira", explica.

Veja também: 17ª Aldeia Sesc Capilé encerra com variedade de shows no Museu do Trem, em São Leopoldo

Para a diretora de uma escola de educação infantil em São Leopoldo, Aline Agostini Alves Konrad, atividades como essa são fundamentais para proporcionar uma educação de qualidade aos alunos. "Temos seis turmas na escola e cinco turmas têm crianças com autismo. Quanto mais a gente conhece, mais a gente pode auxiliar, compreender e estar sempre junto, ajudando nesse processo de interação social que é muito importante para eles."

Kirst destacou os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência (PCD) Foto: Amanda Krohn/Especial

Aline Agostini é diretora de uma escola de educação infantil e visa atender mellhor seus alunos Foto: Amanda Krohn/Especial

Programação desta terça-feira

Nesta terça-feira (20), a programação conta com ações como a "Saúde Bucal ao Alcance de todos", que ocorre das 13h30 às 16h no auditório da Oncologia Centenário (Avenida Oitavo BC, 111, bairro Fião).
Além disso, o público que confirmou presença até o domingo (18) pode comparecer ao Sarau de 6º aniversário da Escola Clube da Aprendizagem, a partir das 19h no endereço do clube (Rua Bento Gonçalves, 597, Centro). 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas