RETOMADA LENTA
CATÁSTROFE NO RS: São Leopoldo retoma captação de água de forma parcial
Abastecimento prioriza serviços essenciais e pontos de acolhimento
Última atualização: 06/05/2024 22:42
O Semae e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo retomam, a partir dessa terça-feira (7), 50% do abastecimento de água no município. Segundo o prefeito Ary Vanazzi, o abastecimento, que estava suspenso desde a sexta-feira (3), deve priorizar serviços essenciais e pontos de acolhimento, mas também deve contemplar outros locais nos próximos dias.
A retomada se deu devido ao sucesso dos testes realizados na tarde desta segunda-feira (6), que tinham como objetivo ligar até três das sete bombas da Elevatória de Água Bruta (EAB), com o auxílio de geradores, onde ocorre a captação de água do Rio dos Sinos até a Estação de Tratamento Imperatriz Leopoldina (ETA-2). Com o êxito nos testes, a logística de distribuição da água se dá com os caminhões-pipa sendo abastecidos direto na ETA-2.
O prefeito Ary Vanazzi e o Ministro de Comunicações Paulo Pimenta, acompanhados de uma comitiva, realizaram uma visita ao local e destacaram o trabalho dos servidores do Semae, a parceria dos setores público e privado na busca por soluções rápidas e ainda anunciaram uma a participação do Governo Federal na reconstrução de São Leopoldo, assim como os demais municípios gaúchos atingidos pelas cheias no RS. As empresas que auxiliaram foram Stihl, Taurus, Higra e Mercúrio mais um grupo de voluntários.