O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo divulgou como vem realizando a logística dos caminhões-pipa para distribuição de água potável na cidade.
Conforme a autarquia, com a parada da captação de água do Rio dos Sinos, desde a sexta-feira (3), o Semae está atendendo, inicialmente, as unidades de saúde/serviços essenciais, e com as cheias, abastecendo os pontos de acolhimento que estão espalhados pela cidade.
“No momento, diante da necessidade da maioria dos municípios do entorno, tanto o recurso de caminhões disponíveis, como o acesso à água potável estão extremamente restritos, portanto, a autarquia organizou um grupo de trabalho para atendimento das demandas com celeridade”, afirmou a comunicação do Semae, em nota.
Logística dos caminhões-pipa
– Água potável – A água potável está sendo coletada fora do município e as cargas estão sendo destinadas para o Hospital Centenário e demais unidades de saúde. Com essas estruturas abastecidas, as cargas passam a distribuir água para os pontos de acolhimento.
– Água de reuso – Água extraída de reservatórios particulares, está sendo destinada para os serviços essenciais e para os pontos de acolhimento, para a limpeza desses locais.
Testes na captação
O Semae realiza testes na captação para acionamento de uma das suas sete bombas com auxílio de gerador. “Nas próximas horas, novas informações serão disponibilizadas”, informa o texto da autarquia.
Em busca de mais caminhões-pipa
O Semae também divulgou que está identificando e requisitando aos proprietários de caminhões próprios para coleta e abastecimento de água, a cedência desses veículos de forma temporária para ampliar a distribuição de água no município.
LEIA TAMBÉM