SÃO LEOPOLDO
Semae conclui etapa de instalação de tubulações da nova Adutora Nordeste
Intervenção deve melhorar o abastecimento de água nos bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont, segundo autarquia; quando finalizada, obra deve beneficiar quase 100 mil leopoldenses
Última atualização: 18/07/2024 17:15
Após concluir a obra de conexão entre as adutoras da Avenida Caxias do Sul e Avenida Mauá, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) terminou, nesta quinta-feira (18), a instalação da tubulação que vai melhorar o abastecimento de água das residências nos bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont, entre a Ponte da Mauá e a Rua Dienstmann, em São Leopoldo, conforme a comunicação da autarquia.
FIQUE ATENTO: Agência do Sine deve atender de forma provisória no prédio da Smed por, pelo menos, um mês
No mês de junho, o Semae já havia instalado as tubulações até o limite com Novo Hamburgo, realizando a conexão das adutoras citadas acima, na Rua Dienstmann. “Esta obra vai dar mais vazão tanto para Região Norte, quanto para a Região Nordeste. Isto porque, hoje, os bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont são abastecidos com a água que vem da Scharlau. Quando a obra for finalizada, a interligação da Avenida Caxias do Sul com a Mauá vai permitir mais vazão em ambas as regiões”, explica o diretor-geral do Semae, Maurício Miorim.
Já o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, afirma que as obras estruturais vão fazer a região crescer e melhorar ainda mais. “Tínhamos vários problemas de abastecimento nestes bairros. O Semae com a sua equipe técnica projetou a instalação desta nova adutora e, a partir disso, nós vamos conseguir distribuir melhor a água para estes bairros".
VEJA TAMBÉM: São Leopoldo tem mais de 4 mil pedidos de vistoria de casas atingidas pela enchente
100 mil leopoldenses beneficiados
A obra liga a adutora que leva água para Zona Norte (localizada na Avenida Caxias do Sul) com a nova adutora instalada na Região Nordeste de São Leopoldo (na Avenida Mauá). Segundo o Semae, o foco está na melhoria do abastecimento em boa parte do município e vai beneficiar diretamente quase 100 mil leopoldenses, além “de garantir o abastecimento das regiões Norte e Nordeste pelos próximos 30 anos”.
A Adutora Nordeste está sendo construída com tubos PEAD de 450mm, material de polietileno de alta densidade. A extensão da estrutura, após todas as etapas da obra, será de 6 quilômetros, saindo da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA-2), passando pela Avenida Mauá e chegando até o limite com Novo Hamburgo.