Inaugurada em 2011, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Campina passou pelo seu maior desafio nas enchentes de maio. Assim como em outros sete postos, nenhum equipamento resistiu. Restaram as paredes e a vontade de reconstruir o local que é referência para a população de um dos maiores bairros da cidade. No início do ano, a UBS havia sido ampliada com novo consultório odontológico, sala de ginecologia e espaço de ensino usado por estudantes da Unisinos.
Equipes contratadas pela Prefeitura começaram nesta quinta-feira, dia 6, o trabalho de limpeza e higienização. O secretário da Saúde Julio Dorneles realizou vistoria dos equipamentos e garantiu o retorno do atendimento nos próximos dias em endereço provisório no bairro Campina. “Na próxima semana vamos anunciar um novo local com as equipes que trabalhavam aqui. A população não ficará sem atendimento no período de reformas e remontagem”.
A recomendação é que, nesse momento, a comunidade busque as unidades da Scharlau e o Hospital de Campanha ao lado da UPA, que conta com profissionais da Força Nacional do SUS. Ao todo, 16 unidades foram prejudicadas, sendo que oito delas, por completo. Todos os dados foram registrados no Ministério da Saúde, que se comprometeu em participar do ressarcimento.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags