Na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e a secretária da Saúde (Semsad), Paula Silva, receberam e deram as boas-vindas aos 15 novos profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que passam a reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
De acordo com a Superintendência de Comunicação da prefeitura leopoldense, do total: 4 médicos atenderão no Centro de Saúde Feitoria; e os demais nas UBSs Madezatti, Scharlau, Cohab Feitoria, Materno Infantil, São Cristóvão, Baum, Imigrante, Jardim América, Trensurb, Pinheiro e na Unidade Volante, sendo um em cada.
VEJA TAMBÉM: BR-116: Veja o que falta ser feito para a liberação das novas pontes sobre o Rio dos Sinos
O programa
O Mais Médicos é um programa federal lançado em 2013 com o objetivo de suprir a carência em municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. Conforme a Prefeitura de São Leopoldo, o município sempre aderiu ao projeto, porém, com as alterações feitas em 2019, a cidade percebeu a redução no número de profissionais.
Diante da retomada das contratações, Vanazzi comemorou a retomada da iniciativa pelo município. “Fiquei muito feliz com o retorno. Os médicos são conhecidos pelo olhar atencioso e carinhoso, que, com certeza, irão ajudar no sistema de saúde. É um momento muito rico para a cidade participar dos melhores programas de saúde do país”. O prefeito lembrou ainda que a Faculdade de Medicina, implantada no município em parceria com a Unisinos, também faz parte do arco de ações do Mais Médicos.
LEIA AINDA: Obras de revitalização já chegam à sexta quadra da Rua Independência
Atenção primária
A titular da Semsad Paula Silva aproveitou o momento para explicar aos 15 novos médicos, que vieram de diversos estados do país, como funciona a rede de saúde no município e quais serviços são oferecidos a população. “O foco do atendimento será na Atenção Primária, nas unidades, evitando o agravamento de doenças e a superlotação da UPA e do Hospital Centenário”, ressaltou.
Também participaram do acolhimento, a diretora da Fundação Municipal de Saúde, Liciane Drech, a presidente do Hospital Centenário, Gisele Vieira, e a diretora da Atenção Básica Simone Veronezi.
LEIA TAMBÉM