abc+

Pró-segurança pública

São Leopoldo vai receber encontro regional de Consepros nesta segunda-feira (11)

Cercamento eletrônico regional e o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS serão os temas da reunião que acontecerá na sede social da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL)

Publicado em: 08/09/2023 às 17h:57 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:41
Publicidade

Representantes dos Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública (Consepro) de oito municípios da região metropolitana e do Vale do Sinos estarão reunidos em São Leopoldo nesta segunda-feira (11).

O encontro que também terá a presenças de prefeitos e delegados de polícia, que debaterão o cercamento eletrônico regional e conhecerão como acessar o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Piseg).

Cercamento eletrônico  começou entre os anos 2020 e 2021 em principais acessos das cidades da região



Cercamento eletrônico começou entre os anos 2020 e 2021 em principais acessos das cidades da região

Foto: Divulgação

O encontro acontecerá na sede social da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo(Acist-SL), às 19 horas, e contará com representantes de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Sapiranga, Campo Bom, Dois Irmãos e Santa Maria do Herval.

O presidente do Consepro São Leopoldo, Rogério Daniel da Silva, explica que esta será a terceira reunião (as duas anteriores aconteceram em Dois Irmãos e Ivoti) para elaborar um projeto regional que unifique o sistema de cercamento eletrônico das cidades. Esta operação de monitoramento nos limites e acessos dos municípios da região foi implantada entre 2020 e 2021. 

Recursos estaduais

Outro tema será como os municípios podem acessar os recursos financeiros oferecidos pelo Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul  (Piseg).

Um representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública irá palestrar sobre o tema. Conforme Rogério da Silva, é preciso estimular a adesão dos municípios e também alertar sobre o destino do programa, que visa possibilitar às empresas destinar parte do que precisam recolher em ICMS – principal imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços – para o combate à violência.

Rogério Daniel da Silva, do Consepro leopoldense



Rogério Daniel da Silva, do Consepro leopoldense

Foto: Divulgação

Silva, que também é diretor de Segurança Pública da Acist-SL, aponta que São Leopoldo tem se destacado na obtenção destes recursos, beneficiando o aparelhamento de instituições como a Polícia Civil e a Brigada Militar.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade