abc+

CHEIA HISTÓRICA

São Leopoldo soma mais de 4 mil pedidos de vistorias em casas atingidas pela enchente

Laudos feitos após as análises devem ser utilizados pela prefeitura para basear cobrança de auxilios ao governo federal

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 12/07/2024 às 18h:45 Última atualização: 12/07/2024 às 18h:45
Publicidade

A Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) divulgou atualizações sobre o trabalho de vistorias das casas atingidas pela enchente de maio que apresentam danos estruturais. Já são mais de 4 mil pedidos de vistorias em São Leopoldo, para atender esta demanda.

Serviço visa ajudar a comunidade a saber se as casas tiveram a segurança afetada



Serviço visa ajudar a comunidade a saber se as casas tiveram a segurança afetada

Foto: Larissa Schöntag/Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

A prefeitura realizou parcerias com a Associação Brasileira da Patologia das Construções (Alconpat) e com o Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge Solidário) que realizaram nas primeiras semanas mais de 300 vistorias de forma voluntária.

Cerca de 1.770 dos pedidos de vistorias foram encaminhados para a realização pelo governo do Estado, outros 1.500 serão realizados pelo setor de engenharia da Unisinos, e mais 1.200 pedidos serão vistoriados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS).

Os técnicos da Semhab também estão trabalhando nas vistorias das casas em ocupações e fazendo o acompanhamento do trabalho das instituições parceiras. As vistorias dos prédios públicos, como escolas e postos de saúde, são realizadas pela Superintendência de Urbanismo da prefeitura.

Como são realizadas as vistorias?

Os técnicos realizam uma lista com os pedidos e os organizam por ruas para facilitar o deslocamento e dar agilidade nos atendimentos. Se o morador não se encontra na casa, ele é contatado pelo telefone informado no formulário de solicitação. Em função da grande demanda de pedidos, estima-se que ainda haverá um prazo de 60 dias para a realização das vistorias.

Os laudos serão entregues para os moradores de forma digital por meio do número de telefone. A Semhab salienta que todas as vistorias solicitadas serão realizadas.

Qual o objetivo das vistorias?

O primeiro objetivo é dar segurança às famílias sobre a situação das suas casas. Quando o técnico realiza a vistoria ele já pode dar uma orientação prévia sobre a condição da casa, sobre ter ou não risco iminente e a possibilidade da família retornar à casa.

Em um segundo momento, os laudos finalizados irão apontar a classificação das residências, conforme a Defesa Civil Nacional, com uma das seguintes possibilidades: Destruída, Atingida Irreparável, Atingida Reparável, Adjacente ou Habitável.

A realização destes laudos é fundamental para subsidiar a Prefeitura de São Leopoldo na busca de recursos com o Governo Federal e Estadual para projetos que garantam as melhorias necessárias a serem implantados no município.

Como por exemplo: Cartão Reconstrução para a compra de materiais para reconstrução das casas, Aluguel Social para as famílias que tiveram perda total da residência, a construção de casas novas no mesmo terreno quando este for regular ou passível de regularização e a contratação dos projetos habitacionais protocolados no PAC antes da enchente.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade