O município de São Leopoldo recebeu, nesta terça-feira (2), seis novas câmaras frias e dez computadores, que serão utilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais atingidas pelas cheias do mês de maio. Os refrigeradores, com bateria e alarme, serão destinados especialmente para conservação de vacinas. Segundo a prefeitura leopoldense, o repasse foi feito pelo governo do Estado, com investimento que chega a R$ 64 mil.
“Agradeço a agilidade do processo de compra e encaminhamento. Esses equipamentos são importantes para recuperar o mais rápido possível nosso atendimento à população com qualidade”, ressaltou o prefeito Ary Vanazzi, que assinou a entrega ao lado do secretário da Saúde, Julio Dorneles.
Ministério da Saúde também enviou novos computadores
Na última semana, atendendo a pedido da administração municipal, o Ministério da Saúde, por meio do Datasus, também enviou 35 novas máquinas para serem instaladas nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) atingidas pelas cheias.
O Programa Nova Saúde São Léo, lançado em 2022, implantou a informatização da saúde pública em São Leopoldo. Desde então, solicitações, agendamentos e prontuários passaram a ser acessados em rede.
Ao todo, o Datasus enviou mil computadores para municípios em situação de calamidade devido à enchente no Rio Grande do Sul. O critério de quantidade foi definido de acordo com o número de unidades de saúde afetadas.
O secretário da Saúde, Julio Dorneles, informou que foram solicitados R$ 17 milhões para reformas das unidades e recolocação de equipamentos. “Boa parte desse valor já está aprovado. Tivemos 16 unidades atingidas, sendo oito delas de maneira completa. Apesar disso, estamos com unidades reabertas em parceria com associações de moradores e com o Sesi”.
LEIA TAMBÉM