RETOMADA
São Leopoldo reabre a 13ª Unidade Básica de Saúde atingida pela enchente
Com a reabertura da UBS Rio dos Sinos nesta quinta-feira (24), ainda restará abrir três dos 16 postos de saúde atingidos pela cheia de maio; saiba mais
Última atualização: 23/10/2024 14:45
Seis meses após a enchente que atingiu o município e o Estado, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Leopoldo ainda atendem em locais provisórios. Nesta quinta-feira (24), ocorre a reabertura da UBS Rio dos Sinos, na Avenida Coronel Atalíbio Taurino de Rezende, 1.157, do bairro Rio dos Sinos. O ato de entrega ocorrerá às 10h30 na própria unidade e contará com a presença do prefeito Ary Vanazzi e da secretária da Saúde, Paula Silva.
LEIA MAIS: Morre o atirador que provocou ataque a tiros em Novo Hamburgo
Por enquanto, os atendimentos da unidade ocorrem de forma provisória na Rua Demétrio Ribeiro, 233, no mesmo bairro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), a UBS Brás (Avenida Leopoldo Wasun, 715) deve reabrir na próxima semana, ainda sem uma data definida. A UBS Campina, por sua vez, deve ser reaberta daqui a 15 dias. Já a UBS Vicentina, segundo a Semsad, aguarda instalação de luz por parte da RGE.
A titular da pasta, Paula Silva, ressalta que, embora a reabertura não tenha ocorrido no prazo inicialmente previsto (até dia 10 de outubro), as obras de recuperação têm sido incessantes.
"Tivemos oito unidades com perda total e estamos entregando as obras concluídas em tempo recorde. É importante salientar que o trabalho das equipes nunca cessou, pois no mês de maio os servidores atenderam nos abrigos e, com a retirada das águas em junho, abrimos unidades temporárias com apoio de associação de moradores e do Sesi", destaca.
"Afinal, era importante manter o atendimento no território onde as pessoas residem. Até o início de novembro estaremos com todas as unidades atingidas completamente restauradas", completa a titular, que não explicou o motivo da mudança de datas.
Enchente
No total, 16 UBSs haviam sido atingidas pela inundação em maio deste ano, que também atingiu 18 escolas municipais e milhares de residências.
No caso das UBSs, as reformas são realizadas através de um aporte de R$ 21 milhões de recursos encaminhados ao município pelo Ministério da Saúde. O orçamento é utilizado tanto para as obras de recuperação como para a recompra de equipamentos que foram danificados.
SAIBA MAIS: Identificado policial militar morto por atirador em Novo Hamburgo; veja vídeo
Datas de reabertura das unidades
• Rio dos Sinos: nesta quinta-feira (24), às 10h30
• Brás: semana que vem
• Campina: 15 dias
• Vicentina: sem data para reabertura, falta instalação de luz por parte da RGE
Locais de atendimento provisórios
• UBS Rio dos Sinos: atendimento provisório na Rua Demétrio Ribeiro, 233
• UBS Brás: atendendo na Associação de Moradores, Rua Leopoldo Wasun, 984
• UBS Campina: atendendo na tenda do Sesi
• UBS Vicentina: atendendo na tenda do Sesi na UBS Paim