POLÍTICAS AMBIENTAIS

São Leopoldo prorroga prazo de solicitação de desconto do IPTU Verde 2025

Decreto alterou data final para 31 de agosto; programa garante incentivos financeiros para contribuintes que adotarem e comprovarem práticas sustentáveis

Publicado em: 21/06/2024 11:07
Última atualização: 21/06/2024 15:07

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou, nesta quinta-feira (20), o decreto de prorrogação do prazo de solicitação do desconto do IPTU Verde 2025, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).

O decreto alterou a data final do prazo para até o dia 31 de agosto. A medida foi tomada por conta das enchentes que impactaram o município e o Estado em maio de 2024, o que impediu muitos contribuintes de realizarem suas solicitações.

Decreto que prorroga prazo para solicitação de desconto no IPTU Verde leopoldense foi assinado nesta quinta-feira (20) Foto: Bernardo Almeida/Prefeitura de São Leopoldo

O programa

O IPTU Verde é uma lei que garante incentivos financeiros para contribuintes do IPTU que adotarem e comprovarem práticas sustentáveis que auxiliem na redução dos danos ambientais ocasionados pela intervenção humana, como a implantação de sistemas de captação de água da chuva, aquecimento e energia solar, construções ecologicamente sustentáveis, e a destinação de resíduos para reciclagem.

Dúvidas sobre o IPTU Verde podem ser enviadas para o e-mail: observatório.clima@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo Whatsapp (51) 2200 0668 (somente mensagens de texto).

Construindo políticas

Vanazzi ressaltou a importância na criação de alternativas sustentáveis neste momento de crise climática. “Essa tragédia que assolou a cidade e nosso Estado nos mostra a relevância que tem a construção de políticas de sustentabilidade econômica. As intervenções estratégicas que fizemos em relação ao meio ambiente foram fundamentais para que houvesse uma prevenção e evitado uma tragédia ainda maior em São Leopoldo. Iremos continuar construindo essas políticas, e a prorrogação do IPTU é uma ação fundamental nesse quesito”, afirma o prefeito.

“A prefeitura de São Leopoldo está sempre reafirmando seu compromisso socioambiental, a prorrogação do prazo do IPTU Verde é um exemplo disso, auxiliando a população e também construindo políticas ambientais”, disse a titular da Semmam, Jussara Lanfermann.

Prática Sustentável

O coordenador técnico do Observatório de Mudanças Climáticas, de São Leopoldo, Everson Gardel, salientou o auxílio à população na reconstrução da cidade, unindo a prática sustentável. “A prorrogação do IPTU Verde é mais uma das demonstrações que a prefeitura vem fazendo na reconstrução da cidade. Estamos comunicando a população que queremos prestar apoio financeiro, e junto a isso motivar a prática sustentável”, aborda Gardel.

8 mil toneladas de carbono evitadas

Conforme a prefeitura leopoldense, em 2023, foram realizados 663 protocolos de contribuintes para o IPTU Verde, 320 para o ciclo de 2024. Calcula-se que cerca de 8.297,41 toneladas de carbono foram evitadas com este primeiro conjunto de contribuintes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas