AVANÇO NA INFORMATIZAÇÃO
São Leopoldo lança moderna plataforma de acesso público aos dados geográficos da cidade
Através de aerolevantamento, portal Geo São Léo permite acessar mapas detalhados do município, além de oferecer diversas funcionalidades; saiba mais
Última atualização: 29/11/2024 14:10
Um novo e moderno sistema, que promete facilitar o acesso a diversas informações e serviços da prefeitura leopoldense já está em vigor no município: o portal Geo São Léo.
Através de um aerolevantamento, a plataforma permite acessar o mapa detalhado da cidade com vários dados, desde cadastros imobiliários – com ruas, bairros, localidades rurais, estradas, entre outros – até zoneamento e lotes. Segundo a administração municipal, a digitalização deste serviço e a disponibilização dele à população tem como objetivo facilitar o acesso à informação e desburocratizar uma série de procedimentos, tanto para a sociedade quanto para a gestão pública.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO
Planejamento
Durante o lançamento da ferramenta, na quinta-feira (28), o superintendente de Urbanismo, João Henrique Dias, um dos responsáveis pela implementação do projeto, destacou que o grande avanço dado agora é fruto de planejamento iniciado em 2017. “Essa ferramenta é muito importante, faz parte de um sistema de informação geográfica. É uma ferramenta que vai apresentar o diagnóstico físico de todo o território do município de São Leopoldo”, colocou, lembrando que os sistemas utilizados em cidades vizinhas foram estudados antes de aplicar o projeto leopoldense.
Ferramenta de gestão
O superintendente explicou que o sistema deverá ser usado como uma boa ferramenta de gestão e, para isso, os órgãos municipais poderão alimentá-lo com novas informações. “Cada secretaria do governo receberá uma senha de usuário e vai poder editar os mapas e as camadas afins da sua área”.
Ele também citou alguns exemplos de como o sistema deve ajudar o trabalho de cada pasta: o planejamento urbano, pois a ferramenta vai fazer o diagnóstico de toda cidade; o meio ambiente, com o mapeamento de Áreas de Preservação Permanente (APP), vegetações, corpos hídricos, dentre outros; e Diretoria de Trânsito, que vai poder monitorar os problemas de acidentes de trânsito.
LEIA TAMBÉM: IMPOSTO DE RENDA: Isenção para quem recebe até R$ 5 mil tem data prevista pelo governo; saiba detalhes
Iniciativa histórica
João afirmou ainda que o Geo São Léo é uma iniciativa histórica. “Hoje (quinta-feira) é o dia que o planejamento urbano passou de analógico para digital. Muitas vezes, prefeito, quando o senhor perguntava ‘Como está isso ou aquilo?’ a gente trazia planilhas. Agora, vamos trazer mapas digitais”, comemorou, emocionado.
Conforme o superintendente, foram investidos cerca de R$ 6,8 milhões na plataforma, via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.
Qualquer pessoa pode acessar o portal, pelo link geo.saoleopoldo.rs.gov.br.
“É um avanço tecnológico mesmo”
Gerente de Projetos da Codex – empresa responsável pela implantação do sistema –, Rodrigo Azevedo enfatizou que o Geo São Léo é uma ferramenta de inteligência geográfica, onde é possível acessar levantamentos completos da cidade, mapas temáticos, Plano Diretor, visualizar e imprimir relatórios, consultar protocolos, leis municipais e serviços da prefeitura, dentre tantas outras funcionalidades.
“A gente consegue pesquisar passo a passo de como fazer uma averbação, de como fazer um cadastro. A população pode clicar ali e ver quais os procedimentos que ela tem que fazer, para vir na prefeitura sabendo todos os documentos que ela tem que trazer, todos os passos que ela tem fazer”, disse. “Ela terá todas as informações necessárias ali”, resumiu, ressaltando que não será mais necessário o cidadão ir à prefeitura apenas para consultar um lote, por exemplo.
CONFIRA AINDA: NOTA FISCAL GAÚCHA: Confira os ganhadores do mês de novembro
Azevedo também lembrou que a plataforma continuará crescendo e proporcionando mais atributos ao longo do contrato. “A gente vai ensinar a prefeitura a fazer relatórios, a dar continuidade à evolução dessa aplicação e, por fim, tem o suporte de manutenção ao longo de dois anos. Então, mesmo a gente não tendo mais a construção, a gente vai ficar por trás dando suporte técnico e a manutenção necessária”, detalhou.
“Hoje eu posso dizer que São Leopoldo está navegando na modernização, e que muitos municípios fora do Brasil utilizam a mesma ferramenta, os mesmos sistemas. É um avanço tecnológico mesmo”, concluiu o gerente.
Transversalidade
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi ressaltou a importância da integração gerada por um serviço como o Geo São Léo. “Não tem nada melhor para combater as mentiras e as fake news do que a informação. Este portal vai permitir que as pessoas conheçam toda a cidade, os dados. E nós precisamos integrar os servidores nesse processo, para que as informações sejam atualizadas e para facilitar a vida da população e dos próprios servidores”, pontuou, reforçando que o sistema permitirá que tudo seja cadastrado.
“Essa ferramenta vai dar a transversalidade tão falada e sonhada há anos. Essa transversalidade facilita, qualifica, diminui o custeio e aumenta a qualidade do serviço publico. Esse é o objetivo da modernização da tecnologia que nós estamos deixando com a Prefeitura Municipal em todas as áreas”.
VEJA: Brigada Militar lança Operação Papai Noel em São Leopoldo
Pontapé inicial
O empresário e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscom) de São Leopoldo, Rodrigo Weissheimer, comentou sobre a plataforma. “É uma ferramenta moderna, fiquei bem impressionado. E vejo que é um pontapé inicial. Nosso sonho, enquanto empreendedores, é que não haja burocracia, que tudo seja digital. Temos que pensar num futuro sem papel. Então, este é um belo pontapé inicial para que a gente consiga, daqui alguns anos, que todas as secretarias estejam integradas e digitalizadas”, enalteceu.