Com o objetivo de fortalecer relações com o país europeu, os titulares de três secretarias leopoldenses estão representando o município em viagem a Diedorf e Augsburg, na Alemanha. As agendas são relacionadas às questões ambientais, culturais (relativas ao bicentenário da imigração alemã) e à captação de recursos para projetos.
A primeira reunião, durante a manhã desta segunda-feira (2), foi realizada com o chefe do escritório da Agenda 21 de Augsburg, doutor Norbert Stamm. O encontro tratou sobre sustentabilidade a partir da dimensão da cultura e do meio ambiente. À tarde, na cidade de Diedorf, foi realizada a reunião com o prefeito Peter Hogg, e teve participação da comunidade.
O secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, comentou que o foco da viagem é estabelecer um vínculo de parceria entre São Leopoldo e as cidades alemãs. “Em Augsburg, nós tivemos uma reunião voltada a um projeto de conexão entre as cidades, dos quais escreveremos um projeto a fim de captar recursos financeiros para poder estabelecer uma relação de cooperação técnica entre os municípios”, disse. “No nosso encontro com o prefeito Hogg e com a comunidade, compartilhamos experiências de ambos os municípios e estabelecemos laços, estreitando as nossas relações”, continuou.
Negociações
O titular da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, contou sobre as pautas do primeiro dia do roteiro. “A discussão hoje foi sobre a definição e efetivação de projetos, buscando recursos e relacionando a questão da política das mulheres, ambiental e cultural. Aqui, a questão ambiental é colocada nessa perspectiva da cultura, do comportamento, da relação ética, dos valores, e da comunidade como um todo.”
A secretária de Políticas para as Mulheres, Eliene Amorim dos Santos, também estava entre os representantes, assim como a representante do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo Ingrid Marxen.
Articulação entre nações
O diretor de Cultura de São Leopoldo Jari da Rocha, membro da comitiva, contou que a agenda é o resultado de um evento que foi realizado em julho, em Mannheim. Ainda de acordo com o diretor, a participação do município foi viabilizada pelas agências Engajamento Global e Connective Cities, por intermédio da Associação Mulheres pela Paz.
A representante da Associação Mulheres pela Paz, Alexandra Magalhães Zeiner organizou as agendas e recebeu a comitiva na Alemanha.
Em janeiro, Zeiner foi recepcionada em São Leopoldo pela empresária Nêmora Meincke. O cônsul-geral Marc Bogdahn ressaltou a importância da ação. “Vai servir para este propósito de organizar com as lideranças destas cidades”, destacou Bogdahn.
LEIA TAMBÉM