abc+

SÃO LEOPOLDO

SÃO LEOPOLDO FEST: Confira como foi a abertura dos portões da tradicional festa alemã

A festa ocorre até o dia 10 de novembro no Ginásio Municipal Celso Morbach e Largo Rui Porto

Publicado em: 01/11/2024 às 19h:59 Última atualização: 01/11/2024 às 20h:40
Publicidade

A São Leopoldo Fest 2024 teve a sua abertura de portões no final da tarde desta sexta-feira (1º), no Largo Rui Porto. A atração contou com a presença do secretário de Cultura (Secult), Claudimir Schütze, os bonecos Hannah e Willy e a corte oficial, composta pelas soberanas, a rainha Andressa Amaro Prass, a 1ª princesa Nicole Budke, a 2ª princesa Eduarda Souza Nunes e a oma Iselda Barden Rosa.

Abertura dos portões da São Leopoldo Fest 2024 - corte oficial e secretário de cultura



Abertura dos portões da São Leopoldo Fest 2024 – corte oficial e secretário de cultura

Foto: Digue Cardoso/S3 Produtora/Divulgação

A ação de abertura dos portões da São Leopoldo Fest contou ainda com uma apresentação da banda típica Força Total que, logo após, acompanhou-os em um desfile pelos espaços da tradicional festa alemã. O evento tem como temática central a celebração do Bicentenário da Imigração Alemã em São Leopoldo, que é berço da colonização germânica no Brasil.

Para Schütze, a festa é fundamental para trazer alegria à comunidade após as perdas causadas pela enchente de maio. “O povo também precisa disso, precisa de festa. Não podemos imaginar, depois de tudo, ter os 200 anos da imigração alemã sem uma comemoração”, comenta.

“As novidades fazem a gente voltar aqui todo ano”

Durante a abertura dos portões, o público ainda era tímido, mas havia quem fizesse questão de estar lá desde o primeiro segundo. Foi o caso da autônoma Paula Figueiredo, de 41 anos, do bairro Ideal, de Novo Hamburgo. Ela veio com as filhas Nicole Valentina Figueiredo, de 13 anos, e Sophia Figueiredo Aleixo, de 10, e com o caçula Pierre Figueiredo, de 7.

“Venho sempre aqui há mais de cinco anos e gosto de tudo: o parque, os shows, a gastronomia, a cultura toda… e as novidades fazem a gente voltar aqui todo ano”, comenta. Para Pierre, a melhor parte do evento é o parque de diversões. “O que eu mais gosto são os brinquedos. O meu favorito é a roda gigante.”

Veja também: São Leopoldo presta homenagem ao patriarca da cidade e da Imigração Alemã neste sábado

O autônomo Dionatan Machado Cardoso, de 32 anos, e seu marido, o cabeleireiro e maquiador Gilberto Júnior, 38, moram no bairro Rio Branco, de Canoas, e estão aproveitando a São Leopoldo Fest pela segunda vez.

“A gente veio aqui ano passado e agora estamos vindo de novo. Primeiro pelo show da Lexa, que a gente gosta, e também para apoiar. A cidade passou pelo caos da enchente, a gente foi atingido também, então o público acaba gerando dinheiro para a cidade”, comenta Dionatan. “Tem muitas pessoas que vêm de longe e acabam se hospedando nos hoteis, tem toda uma infraestrutura por trás”, continua.

Gilberto, por sua vez, se sente atraído pela celebração do bicentenário. “A Oktober só tem mais para cima, então gosto de aproveitar o som e a cultura alemã.”

abertura dos portões da São Leopoldo Fest 2024



abertura dos portões da São Leopoldo Fest 2024

Foto: Amanda Krohn/Especial

O casal Dionatan Machado e Gilberto Júnior vieram de Canoas pela segunda vez para prestigiar a festa



O casal Dionatan Machado e Gilberto Júnior vieram de Canoas pela segunda vez para prestigiar a festa

Foto: Amanda Krohn/Especial

Participação do Grupo Sinos na São Leopoldo Fest

O Grupo Sinos, dos Jornais VS, NH, DC e JG, do site abcmais.com e da rádio ABC 103.3 FM, conta com estande especial na São Leopoldo Fest, no Ginásio Municipal, junto ao acesso para a Vila Germânica. O espaço, de 54 metros quadrados, está recebendo o público, convidados e autoridades durante os dez dias de festa.

O programa NH10, com Cláudio Brito, estará ao vivo pela rádio ABC 103.3 FM de segunda a quinta-feira, a partir das 10 horas, com muitas informações, comentários e entrevistas com convidados. Os programas 90 segundos e Go Back, com Marina Mentz, estarão no local na quarta-feira, às 16 horas. Já o programa 103 Sports, com Nando Gross, será na quinta-feira, a partir das 11 horas.

Você também pode se interessar: Documentário sobre médico leopoldense desaparecido da ditadura será lançado em novembro

O Grupo Sinos também fará a exibição do Documentário Für Immer – Origens, o terceiro da série Für Immer (que teve anteriormente os filmes Para Sempre e Gerações), no palco da Vila Germânica. O documentário será exibido na segunda-feira (4), na quarta-feira (6) e na quinta-feira (7), sempre às 16 horas.

Além do filme, o diretor de Conteúdos do Grupo Sinos, Igor Müller, estará na Arena de Inovação, falando sobre transformação digital com o case portal ABC+ (abcmais.com) no dia 7, a partir das 18h15. O projeto 200 Dias, 200 Anos do Grupo Sinos, relativo ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, tem Apresentação de BRDE e Unimed VS, Patrocínio Máster de Instituto Ivoti e Promoção ABC+ (abcmais.com) e rádio ABC 103.3 FM.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade