NOVA ENXURRADA
São Leopoldo enfrenta alagamentos devido à chuvarada; Veja o que diz a prefeitura
Como previsto, o município enfrentou diversos pontos de alagamentos na manhã desta quinta-feira (26)
Última atualização: 26/09/2024 17:16
Confirmando os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do domingo (22), São Leopoldo registrou diversos pontos de alagamentos em minutos de chuvarada na manhã desta quinta-feira (26). Em menos de 10 minutos, foram registrados 20 milímetros por volta das 9h.
Dentre as vias afetadas, estavam trechos das ruas Carlos Bier, Revista Rua Grande e Frederico Mayer, do bairro Feitoria, das avenidas Feitoria, São Borja e João Corrêa, no Centro, e da Rua Independência, também no Centro. Para o alívio da comunidade, em menos de duas horas e com a trégua na enxurrada, os alagamentos nos pontos citados já haviam escoado.
Mesmo assim, a previsão de mais chuva para o restante do dia exige atenção.
Na cidade, os telefones para contato em caso de emergência são o 193 do Corpo de Bombeiros, o (51) 2200-0633 (horário comercial) e (51) 98924-7852 da Defesa Civil Municipal, e número 153 da Guarda Municipal, todos durante 24 horas.
Fique de olho: São Leopoldo tem mais de 16 mil pessoas ainda à espera do Auxílio Reconstrução
Nível do Rio: comparativo entre esta quinta e o mês de maio
Às 14h15 desta quinta-feira (26), o nível do Rio dos Sinos era de 2,73 metros em São Leopoldo, conforme a Defesa Civil, em status de Observação conforme o Plano de Contingência (Placon). A partir de 3,50 metros, o status sobre para Atenção e Monitoramento Intensivo.
O status de Alerta para enchentes inicia a partir de 4,30 metros. Quando o nível do Rio dos Sinos sobe para 4,50 metros, as vias da Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e Rua das Camélias, no bairro Pinheiro, começam a ser atingidas. A partir de 5,10 metros, o status sobe para Alarme e a Rua Alberto Ramos, do bairro Feitoria/São Geraldo, começa a ser atingida. Em maio, o nível do rio atingia os 5,58 metros às 9h do dia 2 de maio e o ritmo de elevação era de quatro centímetros por hora. Entre os dias 1º e 2 de maio, choveu cerca de 94 milímetros em 24h.
O que diz a Prefeitura
Durante a manhã e tarde desta quinta-feira (26), o prefeito Ary Vanazzi, acompanhado de sua equipe, realizou uma ronda pelos pontos atingidos da cidade a fim de analisá-los e definir soluções em reunião. Conforme a Superintendência de Comunicação (Scom), o encontro deve ocorrer após as ações práticas e ainda não possui uma data definida. "Agora que está chovendo, é possível identificar os pontos críticos", disse Vanazzi, em live nas redes sociais.
Por meio de nota, a Scom lembra que o prefeito determinou, na segunda-feira (23), que o efetivo ficasse em alerta. Veja o conteúdo na íntegra:
"Nesta manhã ocorreram alagamentos pontuais em ruas e avenidas do município devido ao acumulado de chuva, que superou a capacidade de drenagem urbana. A tendência é de aos poucos o acúmulo seja escoado pelo sistema de drenagem pluvial. As cinco Casas de Bombas estão operando normalmente. O prefeito Ary Vanazzi mobilizou a força-tarefa da prefeitura na segunda-feira, e determinou que mantenha o efetivo em alerta. Não há riscos de enchentes como a de maio."