Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo (Semsad) começará a vacinação contra a dengue destinada a crianças de 10 a 14 anos. O esquema vacinal recomendado é de duas doses com intervalo de três meses.
O município recebeu 3,3 mil doses do imunizante, fabricado no Japão. Nesse primeiro momento, os imunizantes serão oferecidos em cinco unidades descentralizadas: Cohab Duque, Centro do Idoso, Imigrante, Rio Branco e Scharlau. Na sexta, o serviço será realizado das 13h até as 16h30.
São Leopoldo contabiliza 12.800 casos da doença e 22 óbitos por conta da dengue em 2024. Equipes da Vigilância em Saúde atuam diariamente em pontos estratégicos e em residências orientando a população e aplicando inseticida.
“A vacina veio para se tornar mais uma ação concreta do município no combate à dengue. Uma reivindicação antiga, feita pessoalmente pelo prefeito Vanazzi em Brasília, e finalmente atendida pelo Ministério da Saúde. Vivemos em tempos de notícias falsas, mas novamente as vacinas se comprovaram eficientes na pandemia e serão um importante reforço contra a dengue, uma doença cada vez mais recorrente no nosso cotidiano”, salientou o secretário da Saúde, Julio Dorneles.
Treinamento
A Semsad realizou na semana passada uma formação com os vacinadores do município para explicar a forma correta de aplicação e características do produto. Um grupo de 50 enfermeiras e técnicas de enfermagem participaram da qualificação no auditório da Oncologia do Hospital Centenário.
LEIA TAMBÉM