abc+

HABITAÇÃO

São Leopoldo autoriza contratação de quase 350 moradias populares para ocupações

Loteamentos contemplarão famílias moradoras das duas ocupações, por meio do programa Minha Casa Minha Vida - Entidades

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 03/11/2024 às 16h:25 Última atualização: 03/11/2024 às 16h:42
Publicidade

A Prefeitura de São Leopoldo anunciou, na sexta-feira (1º), a autorização para contratação de 346 casas populares, sendo 250 para os moradores da Ocupação Mauá, e outras 96 para famílias da Ocupação Steigleder, no bairro Santos Dumont.


Famílias da Ocupação Mauá serão contempladas com 250 moradias populares



Famílias da Ocupação Mauá serão contempladas com 250 moradias populares

Foto: Larissa Schöntag/Prefeitura de São Leopoldo


Em ambos os casos, os projetos ocorrem por meio do Minha Casa Minha Vida – Entidades (MCMV-Entidades) e haviam sido selecionados pelo Governo Federal em abril de 2023.

Com a autorização publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 25 de outubro, a Portaria nº 1.218 do Ministério das Cidades garante os recursos para a construção do projeto, e o próximo passo é a assinatura do contrato. A previsão dada pelo Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) é que entre 15 e 20 dias seja assinada a contratação do projeto que dará início às obras.

LEIA TAMBÉM: Saiba como estão a esposa, os filhos e a neta de homem que tentou incendiar casa em Novo Hamburgo

Onde serão construídas as casas

Na Mauá, as 250 famílias serão contempladas pela construção de apartamentos e sobrados no Condomínio Mauá-Sinos, em área localizada em frente à Estação Rio dos Sinos e atenderá famílias de ocupações.

Já as 96 famílias da Ocupação Steigleder serão beneficiadas com as construções de casas e sobrados, em área de dois hectares, desapropriada pelo Município na gestão de Ary Vanazzi. No caso da Steigleder, a construção do loteamento será feita para as famílias organizadas na Cooperativa Nova Geração.

A Cooperativa Nova Geração foi selecionada em setembro de 2023 pelo Conselho Municipal de Habitação para submeter proposta de inscrição no MCMV.

O programa

O MCMV-Entidades tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produzir unidades habitacionais urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

ACESSE: SÃO LEOPOLDO FEST: Veja como foi a abertura oficial e as atrações deste final de semana


Para a Ocupação Steigleder, serão 96 moradias construídas



Para a Ocupação Steigleder, serão 96 moradias construídas

Foto: Larissa Schöntag/Prefeitura de São Leopoldo


“Mais um passo”

O prefeito Ary Vanazzi destacou o compromisso da prefeitura com os projetos e a importância dos loteamentos em uma região urbanizada. “Valeu a pena toda a luta para a garantia dessas casas para as famílias”, ressaltou.

A arquiteta do MNLM, Andréia Camillo, acompanhou o anunciou na Ocupação Mauá e falou da conquista. “Estamos lutando há anos pela garantia deste direito à moradia, avançamos mais um passo, e o próximo terá ainda mais festa”.

Cléber Martins, uma das lideranças do MNLM, destacou a importância do loteamento também para os moradores da Ocupação Steigleder. “Nós estávamos invisíveis, e fomos vistos pela gestão, um governo que conversou com a comunidade. Vamos ter um teto para criar nossos filhos”, relatou emocionado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade