As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de São Leopoldo são os pontos de referência em atenção básica no município, onde a população deve procurar atendimento, a fim de evitar o agravamento de doenças e a lotação do Hospital Centenário.
As UBSs são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecem uma série de serviços que vão desde o acolhimento até consultas.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO
Em São Leopoldo, a maioria das unidades prestam atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Porém, alguns desses postos de saúde oferecem atendimento prologando. É o caso das UBS’s Cohab Feitoria e Vila Brás, que tem atendimento até as 20 horas, e das UBS’s Vicentina e Campina, que atendem até as 18h30.
Demanda de trabalho
Essas Unidades oferecem atendimento prolongado por conta da demanda de trabalho. “Pelo número de pacientes na área descrita ser muito grande, para o melhor atendimento da população, sendo que no horário estendido, atendemos pacientes de toda cidade”, como explica a coordenadora administrativa, Rose Muller.
“O horário é ampliado para atender todos os públicos, inclusive os pacientes que têm difícil acesso por conta do horário de trabalho”, salientou a coordenadora da UBS Vicentina, Giceli Lopes.
Conforme a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo, as UBS’s do município “são equipadas para atender toda a população da melhor maneira, oferecendo diversos profissionais da saúde, como: médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, dentistas, psicólogos e demais profissionais”.
Veja alguns dos serviços oferecidos pelas UBS’s:
Acolhimento
Pré-câncer
Pré-natal
Puericultura
Consulta de atenção básica
Grupo saúde mental
Acompanhamento de educador físico
Teste rápido
Teste de glicose
Verificação de pressão
Teste de Covid-19 conforme o protocolo
Atendimento odontológico
Urgência odontológico
LEIA TAMBÉM