abc+

EFEITOS DA ENCHENTE

Saiba como estão funcionando os serviços de saúde pública de São Leopoldo

Seis UBSs estão abertas até as 17h, mas SAE, Laboratório Municipal e UPA seguem fechados

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 07/05/2024 às 15h:39 Última atualização: 07/05/2024 às 15h:52
Publicidade

Por conta da tragédia climática, os serviços de saúde do município estão sendo realocados para atender desabrigados e população em geral.

Nesta terça-feira (7), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro do Idoso, Cohab Duque, Cohab Feitoria, Imigrante, Rio Branco e Santa Marta devem atender até as 17h. As demais unidades estão fechadas.

Profissionais de saúde também estão atendendo em abrigos na cidade



Profissionais de saúde também estão atendendo em abrigos na cidade

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), quatro equipes volantes de atenção básica estão distribuídas, atendendo onde é possível o acesso na cidade. Uma equipe de saúde mental também está atendendo de maneira volante. A Unidade Móvel de Vacinação atenderá onde houver necessidade e demandas.

A Vigilância em Saúde está com plantão de vacina antirrábica.

Em funcionamento

Segundo a Semsad, a partir desta terça-feira (7), todas as vacinas do calendário vacinal estarão disponíveis, para todas as idades. Os imunizantes estão à disposição no Centro do Idoso (Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 810 – Centro).

Para urgências odontológicas a orientação é que a população procure as UBSs Cohab Duque, Cohab Feitoria, Rio Branco e Centro do Idoso, que estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Centro de Saúde Feitoria também atenderá essas demandas, porém com horário estendido: das 8h até 21h30.

CAPS

Os CAPS Capilé e IJ estão fechados. Os usuários desses serviços que necessitarem de atendimentos de urgência/emergência, deverão procurar as UBSs ou o Centro de Saúde Feitoria.

A Unisinos conta com um grupo de especialistas em saúde mental prestando atendimento em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (Sedhu).

Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Laboratório Municipal e a UPA permanecerão fechados.

Hospital Centenário

Atendimento de urgência/emergência normal – prioridade para casos graves
Atendimento no Centro Obstétrico – normal
Ambulatório eletivo (consultas) – permanecerá fechado. A equipe do Hospital fará contato telefônico para o reagendamento
Cirurgias eletivas – canceladas. A equipe do Hospital fará contato telefônico para o reagendamento

Canal exclusivo de WhatsApp para buscar informações de saúde

Devido a alterações na rede de saúde de São Leopoldo em função dos danos relacionados às enchentes, a Prefeitura de São Leopoldo disponibilizou um canal de WhatsApp exclusivo para prestar informações e orientações às pessoas afetadas pelas enchentes. O número do Zap da Saúde São Léo é (51) 9 9560-6794.

De acordo com a Semsad, ao contatar este número, o cidadão terá acesso a informações atualizadas sobre o funcionamento dos serviços de saúde. Caso necessário, neste canal também será possível conversar diretamente com servidores da saúde, que estarão auxiliando com informações necessárias.

Convocação de funcionários

A Secretaria da Saúde e a Defesa Civil leopoldense estão convocando todo o quadro de pessoal, inclusive administrativos, para auxiliar presencialmente nas ações a partir desta terça (7). A prioridade será as unidades de saúde que estão em funcionamento e nos abrigos.

Somente serão dispensados aqueles que comprovarem que não conseguem acessar alguma unidade ou abrigo ou que estiverem afastados por atendimento médico.

A convocação se estende aos voluntários da saúde que se cadastraram. A prioridade de serviço voluntário são: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e psiquiatras.

Nas unidades de saúde e nos abrigos, o pessoal que se apresentar deve se reportar à enfermeira ou enfermeiro de plantão.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade