Por conta da tragédia climática, os serviços de saúde do município estão sendo realocados para atender desabrigados e população em geral.
Nesta terça-feira (7), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro do Idoso, Cohab Duque, Cohab Feitoria, Imigrante, Rio Branco e Santa Marta devem atender até as 17h. As demais unidades estão fechadas.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), quatro equipes volantes de atenção básica estão distribuídas, atendendo onde é possível o acesso na cidade. Uma equipe de saúde mental também está atendendo de maneira volante. A Unidade Móvel de Vacinação atenderá onde houver necessidade e demandas.
A Vigilância em Saúde está com plantão de vacina antirrábica.
Em funcionamento
Segundo a Semsad, a partir desta terça-feira (7), todas as vacinas do calendário vacinal estarão disponíveis, para todas as idades. Os imunizantes estão à disposição no Centro do Idoso (Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 810 – Centro).
Para urgências odontológicas a orientação é que a população procure as UBSs Cohab Duque, Cohab Feitoria, Rio Branco e Centro do Idoso, que estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Centro de Saúde Feitoria também atenderá essas demandas, porém com horário estendido: das 8h até 21h30.
CAPS
Os CAPS Capilé e IJ estão fechados. Os usuários desses serviços que necessitarem de atendimentos de urgência/emergência, deverão procurar as UBSs ou o Centro de Saúde Feitoria.
A Unisinos conta com um grupo de especialistas em saúde mental prestando atendimento em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (Sedhu).
Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Laboratório Municipal e a UPA permanecerão fechados.
Hospital Centenário
Atendimento de urgência/emergência normal – prioridade para casos graves
Atendimento no Centro Obstétrico – normal
Ambulatório eletivo (consultas) – permanecerá fechado. A equipe do Hospital fará contato telefônico para o reagendamento
Cirurgias eletivas – canceladas. A equipe do Hospital fará contato telefônico para o reagendamento
Canal exclusivo de WhatsApp para buscar informações de saúde
Devido a alterações na rede de saúde de São Leopoldo em função dos danos relacionados às enchentes, a Prefeitura de São Leopoldo disponibilizou um canal de WhatsApp exclusivo para prestar informações e orientações às pessoas afetadas pelas enchentes. O número do Zap da Saúde São Léo é (51) 9 9560-6794.
De acordo com a Semsad, ao contatar este número, o cidadão terá acesso a informações atualizadas sobre o funcionamento dos serviços de saúde. Caso necessário, neste canal também será possível conversar diretamente com servidores da saúde, que estarão auxiliando com informações necessárias.
LEIA TAMBÉM
Convocação de funcionários
A Secretaria da Saúde e a Defesa Civil leopoldense estão convocando todo o quadro de pessoal, inclusive administrativos, para auxiliar presencialmente nas ações a partir desta terça (7). A prioridade será as unidades de saúde que estão em funcionamento e nos abrigos.
Somente serão dispensados aqueles que comprovarem que não conseguem acessar alguma unidade ou abrigo ou que estiverem afastados por atendimento médico.
A convocação se estende aos voluntários da saúde que se cadastraram. A prioridade de serviço voluntário são: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e psiquiatras.
Nas unidades de saúde e nos abrigos, o pessoal que se apresentar deve se reportar à enfermeira ou enfermeiro de plantão.
- Categorias
- Tags