De olho no clima
Rio dos Sinos segue em alta e no status de alerta, mas sem riscos à população
Desde quarta-feira, quando o nível passou dos 4,3 metros em São Leopoldo, o rio acendeu o status de alerta do Plano de Contingência do Município
Última atualização: 18/10/2023 21:21
Apesar de a chuva ter cessado nesta quinta-feira (12) e a previsão ser de sol para o fim de semana (a instabilidade pode retornar domingo), o nível dos rios seguiu em elevação no feriado.
O Rio dos Sinos em São Leopoldo bateu em 4,33 metros, no nível de alerta para inundação. Mas na medição diária da Defesa Civil, a alta foi de apenas 2 centímetros em um intervalo de quatorze horas.
Por isso, apesar de ainda ser possível um aumento do nível devido às chuvas em cidades de afluentes e cabeceiras do rio, não existe, por enquanto, a ameaça da cheia do Sinos atingir casas e desalojar famílias em São Leopoldo.
Mas a situação de monitoramento seguirá, já que o Rio Guaíba também registrou elevação, e isso, combinado com a ação dos ventos, pode represar águas de rios que desembocam - como o Sinos - no lago da capital.
Clima no fim de semana
A Defesa Civil de São Leopoldo divulgou nesta quinta-feira (12), as previsões meteorológicas para o fim de semana repassadas pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS).
Para esta sexta-feira (13), uma massa de ar seco favorece o tempo estável, com sol e poucas nuvens em todo o território gaúcho.
No sábado (14), o tempo permanece estável, com as temperaturas aumentando ao longo da tarde em todo o Estado.
A tendência para o domingo (15) é de retorno das instabilidades, com a possibilidade de temporais pontuais e eventual queda de granizo na metade Norte.