CHOVE CHUVA

Nível do Rio dos Sinos sobe e Defesa Civil em alerta

Medição em São Leopoldo passou de 4,3 metros nesta sexta-feira (17) e a Defesa Civil acionou o alerta do Plano de Contigência

Publicado em: 17/11/2023 18:43
Última atualização: 17/11/2023 21:09

A chuva dos últimos dias fez o Rio dos Sinos subir um pouco mais e chegar no nível de alerta em São Leopoldo (que é quando se passa dos 4,3 metros) nesta sexta-feira (17).   

FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Segundo boletim da Defesa Civil de São Leopoldo, a Sala de Situação SEMA/RS, através do Aviso Hidrometeorológico 234, também anunciou situação de alerta para o risco de tempo severo, chuvas e ventos intensos sobre as áreas da metade Norte do Estado nesta sexta-feira e sábado (18). 

Defesa Civil de São Leopoldo monitora elevação do Rio dos Sinos na Rua da Praia Foto: Divulgação/Defesa Civil de São Leopoldo
Estas chuvas devem trazer elevações de nível e inundações dos principais rios dessas regiões, principalmente a persistência da cheia por todo percurso do rio Uruguai.

No domingo (19), o avanço de um sistema de alta pressão volta a favorecer o tempo firme sobre o Rio Grande do Sul. A tendência é que o tempo siga estável na segunda-feira(20), mas a partir da terça-feira (21) , novas instabilidades retornam ao Estado.

Sinos em elevação 

Nesta tarde sexta-feira, o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo (segundo a medição ANA/CPRM) atingiu 4,34m (e seguiu em lenta elevação), já começando a avançar em direção à Rua da Praia, que mais uma vez deve ficar alagada - situação que ocorreu várias vezes desde junho. Com a chuva da tarde desta sexta, a tendência é que o rio siga em elevação. Desde segunda-feira (13), o Sinos subiu quase 1,5 metro. 

Segundo o Plano de Contingência leopoldense, após o alerta de 4,3m, o próximo status é de alagamento de parte das ruas da Praia e das Camelias, quando o nível do rio chega a 4,5m. O status de alarme, que já foi acionado por duas vezes neste ano, é a partir de 5,1m, quando as águas atingem a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo.

O acumulado de chuva no mês de novembro (segundo o Cemaden) já passou de 180mm em São Leopoldo, sendo que a média histórica dos últimos 30 anos para o mês (Climatempo) é de 155mm.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas