abc+

CHOVE CHUVA

Nível do Rio dos Sinos sobe e Defesa Civil em alerta

Medição em São Leopoldo passou de 4,3 metros nesta sexta-feira (17) e a Defesa Civil acionou o alerta do Plano de Contigência

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 17/11/2023 às 18h:43
Publicidade

A chuva dos últimos dias fez o Rio dos Sinos subir um pouco mais e chegar no nível de alerta em São Leopoldo (que é quando se passa dos 4,3 metros) nesta sexta-feira (17).   

FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Segundo boletim da Defesa Civil de São Leopoldo, a Sala de Situação SEMA/RS, através do Aviso Hidrometeorológico 234, também anunciou situação de alerta para o risco de tempo severo, chuvas e ventos intensos sobre as áreas da metade Norte do Estado nesta sexta-feira e sábado (18). 

Defesa Civil de São Leopoldo monitora elevação do Rio dos Sinos na Rua da Praia



Defesa Civil de São Leopoldo monitora elevação do Rio dos Sinos na Rua da Praia

Foto: Divulgação/Defesa Civil de São Leopoldo

Estas chuvas devem trazer elevações de nível e inundações dos principais rios dessas regiões, principalmente a persistência da cheia por todo percurso do rio Uruguai.

No domingo (19), o avanço de um sistema de alta pressão volta a favorecer o tempo firme sobre o Rio Grande do Sul. A tendência é que o tempo siga estável na segunda-feira(20), mas a partir da terça-feira (21) , novas instabilidades retornam ao Estado.

Sinos em elevação 

Nesta tarde sexta-feira, o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo (segundo a medição ANA/CPRM) atingiu 4,34m (e seguiu em lenta elevação), já começando a avançar em direção à Rua da Praia, que mais uma vez deve ficar alagada – situação que ocorreu várias vezes desde junho. Com a chuva da tarde desta sexta, a tendência é que o rio siga em elevação. Desde segunda-feira (13), o Sinos subiu quase 1,5 metro. 

Segundo o Plano de Contingência leopoldense, após o alerta de 4,3m, o próximo status é de alagamento de parte das ruas da Praia e das Camelias, quando o nível do rio chega a 4,5m. O status de alarme, que já foi acionado por duas vezes neste ano, é a partir de 5,1m, quando as águas atingem a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo.

O acumulado de chuva no mês de novembro (segundo o Cemaden) já passou de 180mm em São Leopoldo, sendo que a média histórica dos últimos 30 anos para o mês (Climatempo) é de 155mm.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade