Uma das etapas da revitalização da Rua Independência, conhecida também por Rua Grande, a principal do Centro leopoldense, o processo de troca da antiga tubulação – construída na década de 50 – foi iniciado no sábado (28).
Essa é uma das fases de construção da nova galeria pluvial, que deve interligar inicialmente parte do sistema da Rua Grande, entre a Avenida Dom João Becker até a Rua Brasil, a uma complexa rede subterrânea compartilhada com rede elétrica, rede lógica (telefonia e internet) e rede de água e esgoto, que cortará a Independência até a Avenida João Corrêa.
No sábado, durante os trabalhos de colocação dos canos de 800 milímetros, o cruzamento da Independência com a Avenida Dom João Becker ficou interditado, das 7h às 17h, sendo liberado no fim da tarde.
Galeria
Os serviços ocorrem na primeira quadra da via. Nesta segunda-feira (30), conforme a prefeitura leopoldense, começa a troca dos canos da galeria da Independência até o cruzamento com a Brasil.
A obra de revitalização da Rua Independência teve início na quarta-feira (25), com a retirada dos paralelepípedos, tombados pelo patrimônio histórico, sendo levados ao alojamento do Consórcio São Leopoldo (Construsinos, Pavicon e Mercúrio) na Sociedade Ginástica, onde foram limpos e paletizados (ficarão em paletes de madeira) para serem recolocados quando da conclusão da primeira quadra.
Macrodrenagem na Rua Presidente Roosevelt
Outra intervenção, que vem sendo feita desde o dia 21 de outubro, a obra de drenagem da Rua Presidente Roosevelt tem ligação ao conjunto estrutural da modernização da Independência e também teve prosseguimento neste fim de semana. Trabalhadores do Consórcio seguem atuando na troca da canalização da via, entre as ruas São Joaquim e José Bonifácio
A obra de macrodrenagem com canos de 800mm já se aproxima do cruzamento com a Rua São Joaquim e deve fazer a ligação da galeria pluvial, cortando a São Joaquim, Marquês do Herval até chegar à Rua Independência, onde ficará uma espera para conexão ao sistema de galerias.
A primeira intervenção concluída antes do início da revitalização da Rua Grande foi a substituição dos canos da Rua Osvaldo Aranha, passando pela Marquês do Herval até fazer a ligação do sistema à galeria de drenagem na Rua São Paulo. Esta ação durou cerca de 90 dias, em muito prejudicada pelas condições climáticas nos meses de agosto, setembro e começo de outubro.
A prefeitura destaca que as obras tem o objetivo de solucionar os constantes alagamentos na Independência e dar maior vazão as águas da chuva nas ruas do Centro da cidade.
Intervenção também em rede de esgoto do Semae
O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) iniciou nesta semana a extensão da rede de esgoto do Centro. Os trabalhos se concentraram na Rua Brasil, da Rua São Francisco em direção à BR-116. É mais uma obra da revitalização da Rua Independência, uma vez que a nova galeria deve levar o esgoto da região Oeste do Centro até a Elevatória de Esgoto Bruto Charrua (EEB) e posteriormente a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Vicentina, qualificando e aumentando a capacidade de escoamento.
Os investimentos são de cerca de R$ 3,5 milhões com recursos próprios do Semae. Serão instalados canos de 75mm de diâmetro de aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão entre a Rua Brasil e a ETE Vicentina, passando por baixo da BR-116. A tecnologia utilizada na obra é de furo direcional, quando não há necessidade de abertura de valas para a instalação da tubulação. A previsão é de que a obra do Semae seja finalizada até novembro.
LEIA TAMBÉM