NO CENTRO LEOPOLDENSE
Revitalização da Praça do Imigrante deve ser concluída até o fim de novembro
Secretaria de Obras e Viação acompanha os trabalhos no local e explica que enchente causou avarias no espaço; confira o que está sendo feito
Última atualização: 14/10/2024 15:31
Uma das obras em andamento que mais sofreu com as cheias de maio no município, a Praça do Imigrante tem nova estimativa de conclusão. O espaço público localizado no Centro de São Leopoldo, em frente a sede da Câmara de Vereadores, passa por revitalização desde abril, concomitantemente às intervenções na Rua Independência. A intenção era concluir as melhorias em setembro, mas com a enchente, o prazo final ficou para novembro.
A ação no local também integra as comemorações dos 200 anos de São Leopoldo e do Bicentenário da Imigração Alemã. Entre outros detalhes, os trabalhos incluem colocação do calçamento em pavs no entorno da praça; recolocação das pedras portuguesas que formam os mosaicos nas calçadas do espaço; nova iluminação; limpeza de monumentos; revitalização do passeio próximo ao dique; e mais bancos em seu mobiliário.
Conforme o diretor de obras da Secretaria de Obras e Viação (Semov), engenheiro Paulo Kumer, a revitalização do espaço está em torno de 85% concluída. “Estamos terminando o calçamento, fazendo a parte da elétrica. A grama está praticamente toda pronta”, disse, enquanto vistoriava as ações no local, junto com uma equipe da Semov formada pelo engenheiro, Rogério Daudt, o engenheiro eletricista, Frederico Petry, e a estagiária, Manuela Hentges, na semana passada.
ACESSE: Lei do combustível do futuro vai gerar novos investimentos na região; entenda
A iluminação, que agora é toda de LED, é um dos destaques já prontos. “Mais de 70 luminárias foram trocadas”, afirmou Petry.
Todo o entorno da praça será de calçamento em pavs, que já colocado no trecho em frente à Câmara de Vereadores e no passeio junto ao talude – parte onde só podem passar pedestres. Assim como era antes da obra, não será permitido que veículos circulem em volta da praça, podendo apenas estacionar nas ruas laterais.
Alterações
A inundação resultou em vários serviços danificados na praça, como obstruções e avarias em monumentos, mas a maior parte já foi recuperada, segundo a Semov.
“Uma das coisas que se perdeu na enchente foi o chafariz. Os motores são elétricos e como inundaram, não estão funcionando. Estão em reforma com o fornecedor”, complementou Petry.
LEIA MAIS: Vanazzi e Heliomar fazem a primeira reunião de transição de governo
Kumer também ressalta que o projeto teve algumas alterações em relação à ideia inicial. “Por exemplo, não tinha o calçamento das ruas laterais, não tinha drenagem, não tinha parte elétrica. Isso nós incorporamos junto ao projeto. Então vai ficar o mesmo padrão da Rua Independência”.
Deck não será feito agora
Com a enchente, outra mudança foi definida: o deck não será feito neste momento. “Em função da inundação, ele foi postergado. Vamos deixar agora para a próxima administração decidir se é interessante ou não”, justificou Kumer.
“Nós queremos, até o final de novembro, deixar a praça 100%. Porque o tempo deve melhorar e a gente vai conseguir fazer as pinturas”, estimou o diretor de obras, lembrando que os dias de tempo chuvoso prejudicam o andamento das pinturas.
Alguns monumentos já foram posicionados no espaço. O que falta agora, conforme Kumer, é uma limpeza mais detalhada, alguns arremates que vão ser dados no decorrer do final da obra, assim como a colocação de mais bancos no espaço.
QUER MAIS NOTÍCIAS? INSCREVA-SE NA NOSSA COMUNIDADE VS
Faça parte da comunidade criada especialmente para nossos leitores do Jornal VS! Fique por dentro das principais notícias da cidade de São Leopoldo e região, receba boletins diários, informações urgentes e alertas em primeira mão.
Clique aqui no link de convite e faça parte da nossa comunidade de Whats: bit.ly/comunidadeJornalVS
Para falar com a redação ou enviar sugestões de pauta, mande mensagem para (51) 9177-2767.