Diante do desafio de atender desabrigados e população em geral, a Secretaria da Saúde de São Leopoldo e a Fundação Municipal de Saúde abriram quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (11).
Até as 17h, com intervalo das 12h às 13h, quem precisar de atendimento pode buscar as UBSs Imigrante, Rio Branco, Santa Marta e Scharlau. Além delas, o Hospital de Campanha, instalado na sede do antigo quartel 16 (na esquina das avenidas Theodomiro Porto da Fonseca e Unisinos), tem expediente até as 19 horas.
LEIA MAIS SOBRE A CATÁSTROFE NO RS
Serviço em abrigos
Quatro abrigos do município também contam com serviço de saúde para as pessoas acolhidas em seus espaços. Na Unisinos, o atendimento vai das 8h às 20h; no Ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos (Bigornão) e no Centro de Eventos (antigo Imalas), das 8h às 17h; e no Grêmio dos Subtenentes e Sargentos, que atende exclusivamente crianças atípicas, conforme demanda.
Atendimento odontológico
– UBS Scharlau: das 8h às 17h
– Centro de Saúde Feitoria: das 8h às 19h
Assistência Farmacêutica
– Farmácia Centro de Saúde Feitoria: atendimento das 9h às 16h
– Farmácia Móvel: em frente ao Centro do Idoso, até as 17h
Canal exclusivo para buscar informações de saúde
A Prefeitura de São Leopoldo disponibilizou um canal de WhatsApp exclusivo para prestar informações e orientações às pessoas afetadas pelas enchentes. O número do Zap da Saúde São Léo é (51) 9 9560-6794.
De acordo com a Semsad, ao contatar este número, o cidadão terá acesso a informações atualizadas sobre o funcionamento dos serviços de saúde. Caso necessário, neste canal também será possível conversar diretamente com servidores da saúde, que estarão auxiliando com informações necessárias.
LEIA TAMBÉM