SÃO LEOPOLDO
Quatro caminhões de resíduos são recolhidos de terreno em megaoperação de combate à dengue
Proprietária já havia sido notificada e multada pela prefeitura pelo acúmulo de lixo em seu pátio; limpeza aconteceu após ordem judicial
Última atualização: 28/03/2024 14:47
A Prefeitura de São Leopoldo realizou uma grande ação de limpeza durante esta quarta-feira (27), no bairro Rio Branco. A atuação foi executada por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), em articulação junto a várias secretarias municipais, a partir de um pedido judicial demandado pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.
A ação é decorrente das práticas de enfrentamento a doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a partir do Decreto n.º 10.679, onde declara situação de emergência, no âmbito da saúde pública.
Notificação e multa
O pedido determinava que o proprietário fizesse a limpeza do local, e, este não fazendo, o Município deveria realizá-lo, considerando que o acúmulo de lixo na residência colocava em risco a saúde pública da população. Com a ordem judicial em mãos, as equipes iniciaram o trabalho que envolveu diversos trabalhadores e caminhões.
A proprietária do imóvel já havia sido notificada e multada pelo acúmulo de resíduos de seu pátio, que acarretavam infestações de insetos e animais peçonhentos, além do mau odor e dos transtornos causados aos vizinhos. Antes da ação, a Secretaria de Assistência Social (SAS) esteve no local para conversar com a família, mas não foram atendidos pela moradora.
Quatro caminhões
No total, segundo a Semurb, foram retirados quatro caminhões de resíduos do local, sendo a maioria de produtos recicláveis, que foram direcionados para o Ecoponto da Feitoria. A Secretaria da Saúde acompanhou toda a operação, juntamente com o Oficial de Justiça, Jean Gonçalves, o apoio da Guarda Civil (GCM), as orientações da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a Secretaria Geral de Governo (SGG).
Para denunciar
A prefeitura alerta que para eliminar os criadouros dos mosquitos da dengue, é preciso que cada um faça a sua parte. “Casos mais graves como esse, o Município adota as medidas legais para garantir a limpeza do local e evitar que a dengue e outras doenças decorrentes da acumulação possam se proliferar”, afirmou, em nota, a administração pública.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 da Ouvidoria Municipal. De acordo com a prefeitura, as equipes vão até o local para tomar a devidas providências.