Os donos de animais resgatados durante a enchente e atualmente alojados no Abrigo Municipal de São Leopoldo, têm até 21 de junho para localizar e reivindicar a posse dos seus pets perdidos. O prazo foi estabelecido pelo decreto Nº 10.767, de 7 de junho. Passado esse período, os animais serão disponibilizados para adoção responsável.
Cerca de 700 cães e 80 gatos ainda não foram identificados e estão abrigados no antigo prédio do Big/Carrefour. O prazo pode ser prorrogado por mais 15 dias para a retirada dos animais. Caso os tutores não se manifestem, o município procederá imediatamente com a adoção dos animais.
Tutores podem procurar seus pets no Abrigo Municipal do Big/Carrefour (Avenida Imperatriz Leopoldina, 45, bairro São José), de segunda a sexta, das 11h às 16h, ou sábado e domingo, das 11h às 19h. É necessário levar guias e caixas de transporte.
Castração garantida
Cães e gatos albergados no abrigo municipal tem castração garantida pela Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa). Nesta terça-feira (11), iniciou a castração dos primeiros animais adotados no Espaço de Adoção promovido em parceria com a Central Animal Pet. De acordo com a titular da Sempa, Thais Calvi Arend, os procedimentos são agendados com os novos tutores nos dias seguintes a adoção. Em virtude do alagamento da sede da Sempa, no bairro Vicentina, as cirurgias estão sendo realizadas no Canil Municipal.
Espaço de adoção
A Sempa e a Central Animal Pet promovem todas as quartas-feiras e sábados um espaço de adoção e reconhecimento dos animais de estimação perdidos na histórica enchente ocorrida em São Leopoldo.
Objetivo inicial é possibilitar o reencontro das famílias vítimas da enchente com seus pets, mas também dar a chance de um novo lar aos animais, acolhidos pela prefeitura, que não tiveram seus tutores identificados. A próxima ação ocorre nesta quarta-feira (12), das 10h às 16h, na Rua Marquês do Herval, 1340, esquina com a Avenida João Corrêa.
LEIA TAMBÉM