Segundo levantamento da Prefeitura de São Leopoldo, 297.900 toneladas de resíduos pós-cheias foram recolhidas nas áreas que sofreram com a enchente em São Leopoldo, até o domingo (30), quando foi finalizada a primeira etapa da força-tarefa de limpeza.
Nesta fase, que começou ainda em maio, a intenção da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) era recolher o “grosso” dos entulhos – e a primeira projeção era de que seriam recolhidos 200 mil toneladas de resíduos.
Agora, conforme a prefeitura, a limpeza continua com o recolhimento de resíduos que ainda possam estar nas regiões atingidas, considerando o fato de que muitos limparam suas casas após as equipes passarem por suas ruas. “Após a limpeza completa, será realizada a lavagem, raspagem e varrição ou o que for necessário para limpar as vias e calçadas, dando prioridade para as vias de acesso da cidade e bairros, e locais que fazem parte do itinerário dos transportes públicos”, explicou o titular da Semurb, Sandro Lima, destacando que essa etapa ocorrerá ao longo do mês de julho.
Para solicitar o recolhimento
Lima também ressaltou que a dinâmica do trabalho de limpeza não se altera nesta nova etapa. “Continuamos com equipes fazendo o recolhimento de resíduos dispostos na rua após a força-tarefa atuar na mesma em todos os 26 setores no qual a cidade foi dividida”, reforçou.
Se a população tiver solicitações de recolhimento, pode repassar por mensagem, via WhatsApp (51) 9 9337-6656, que, segundo a prefeitura, o pedido será incluído na programação.
Aterros e pontos transitórios
De acordo com a prefeitura leopoldense, todos os resíduos recolhidos estão sendo enviados ao aterro de Resíduos Sólidos de Construção Civil (RSCC) do município, localizado no Arroio da Manteiga e autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), e para um aterro em Gravataí – opção da prefeitura para destinação, por ter um custo menor.
Ainda há pontos transitórios na cidade, para onde os caminhões carregam os entulhos, antes de levarem aos aterros. O titular da Semurb afirmou que todos os pontos transitórios já estão sendo limpos, e, que, ainda nesta semana as equipes começarão a destinação final dos resíduos. “A estimativa é que no máximo 15 dias todos os pontos transitórios estejam limpos”, estimou o secretário. “Estamos finalizando o processo de contratação do aterro que será a destinação final”, completou Lima.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags