abc+

SÃO LEOPOLDO

Programação com diversos espetáculos celebrará o Dia Internacional da Dança neste domingo

Evento gratuito ocorre a partir das 17h, no Teatro Municipal; saiba quem irá se apresentar

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 26/04/2024 às 16h:29 Última atualização: 26/04/2024 às 16h:29
Publicidade

Para festejar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, São Leopoldo terá uma programação com diversos grupos de dança no Teatro Municipal neste domingo (28). O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo (Secult) e companhias, escolas e grupos de dança, e ocorre a partir das 17h. O ingresso é gratuito e a classificação é livre para todos os públicos.

Grupo de Danças Orpheu é um dos que deve se apresentar



Grupo de Danças Orpheu é um dos que deve se apresentar

Foto: Arquivo

Devem se apresentar:
Grupo Explosão
Corpus Cia de Dança
Superação Cia de Dança
Ballet Sinos
Fabiola Appel
Passo a Passo Escola de Dança e Ginástica
Bruna Pelison Studio de Dança
Embalun Grupo de Dança
Grupo de Danças Orpheu
Brilhart Escola
Oquemove
Ballet Davi Sgarbi

O Dia Internacional da Dança

A data foi criada em 1982 pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da Unesco, em comemoração ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), conhecido como o criador do balé moderno. Noverre foi bailarino e mestre de dança, mas se destacou, principalmente, ao escrever um conjunto de cartas sobre a dança de sua época. Ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança (balé clássico) do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra.

A sua proposta era atribuir expressividade à dança através da pantomima, utilizando mãos, braços e feições para, segundo ele, sensibilizar e emocionar. Noverre sentia-se orgulhoso de ter simplificado as alegorias na vestimenta e exigir ação, movimentações na cena e expressão à dança.

O principal objetivo do Dia Internacional da Dança é aumentar a atenção para a dança entre o público geral, e, assim, incentivar governos de todo o mundo a fornecerem um local próprio para dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade