Estudantes da Rede Municipal de Ensino deram início à sua jornada no Programa 3 Mil Talentos TI, com a primeira aula ocorrendo no Prédio do Senac em São Leopoldo. As inscrições para este último ciclo do programa se encerraram no domingo (4).
O Programa 3 Mil Talentos TI, que teve início em 2021, tem como objetivo formar 3 mil jovens até o fim de 2024, proporcionando bolsas de estudo para cursos especializados em TI.
Veja também: Almanaque sobre a Colônia Alemã de São Leopoldo tem lançamento neste mês
Ao todo, neste ciclo, são disponibilizadas 460 vagas para a atual edição, organizadas em duas etapas e divididas em trilhas de aprendizado. A Smed recebe com exclusividade 100 dessas vagas, destinadas a alunos dos 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para garantir o acesso dos estudantes, a secretaria também oferece transporte e merenda.
Programa já formou mais de 120 alunos
Desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Tecnosinos, que integra a Prefeitura de São Leopoldo, a Unisinos, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e o Polo de Informática, o programa conta com o Senac São Leopoldo como parceiro estratégico. O Senac é responsável pela execução das capacitações, que são oferecidas gratuitamente aos participantes.
Desde sua criação, o programa já formou mais de 120 alunos da rede municipal que foram beneficiados com as vagas da Secretaria de Educação, refletindo o impacto positivo da iniciativa na formação de novos talentos na área de tecnologia.
LEIA TAMBÉM