abc+

ELEIÇÕES 2024

Primeiro debate dos candidatos a prefeito de São Leopoldo ocorre nesta terça-feira

Os seis concorrentes confirmaram presença no encontro que acontece a partir das 8h30

Priscila Carvalho
Publicado em: 19/08/2024 às 19h:45 Última atualização: 19/08/2024 às 19h:45
Publicidade

Nesta manhã de terça-feira (20) ocorre mais um debate entre os candidatos às prefeituras da região na Central Grupo Sinos de Eleições, em Novo Hamburgo, na busca de auxiliar os eleitores na escolha de seus representantes nas eleições municipais de outubro. A partir das 8h30 desta terça (20), os seis concorrentes a prefeito de São Leopoldo devem participar do programa, que será dividido em cinco blocos. O encontro terá transmissão pela Rádio ABC 103.3 FM e em vídeo em abcmais.com e redes sociais do Grupo Sinos.

A partir das 8h30 desta terça (20), os seis concorrentes a prefeito de São Leopoldo devem participar do programa, que será dividido em cinco blocos



A partir das 8h30 desta terça (20), os seis concorrentes a prefeito de São Leopoldo devem participar do programa, que será dividido em cinco blocos

Foto: Divulgação

Os candidatos Arthur Schmidt (MDB), Delegado Heliomar (PL), Gabriel Dias (PSDB), Hitler Pederssetti (Podemos), Manoel Binoni Bandeira (PSOL) e Nelson Spolaor (PT) confirmaram presença neste debate, que será o segundo – o primeiro ocorreu na noite de domingo (18) reunindo os candidatos de Novo Hamburgo – de uma série de mais de 20 com os prefeituráveis da região.

A mediação será da jornalista Jeania Romani. O posicionamento dos participantes no estúdio da Rádio ABC foi definido em reunião preparatória com os assessores de cada um. No dia 2 de outubro, às vésperas do primeiro turno, os candidatos voltam a se encontrar para novo debate no Grupo Sinos.

Ainda nesta semana, fechando a primeira semana de debates nos municípios sede dos jornais do Grupo Sinos, os candidatos de Canoas se encontram na quarta-feira (21), às 8h30.

Agenda

A região do Jornal VS também terá os debates de Sapucaia do Sul, Esteio e Portão. No dia 3 de setembro, às 8h30, o encontro será com os prefeituráveis de Esteio; no dia 4 de setembro, 8h30, será a vez de Sapucaia do Sul. Já Portão terá o seu debate no dia 24 de setembro, às 8h30.

Como funcionará cada bloco do programa

1º BLOCO: Candidatos se apresentam, por ordem alfabética, com tempo de dois minutos para cada um deles. Na sequência, cada um responde a uma mesma pergunta formulada pela produção do programa.

2º BLOCO: Duas rodadas de pergunta e resposta. A primeira rodada de pergunta e resposta é com tema livre. Cada candidato pergunta uma vez e responde uma vez, sempre com réplica e tréplica. É dado um minuto para pergunta, um minuto e meio para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. A sequência é definida por sorteio. Nenhum dos candidatos pode perguntar duas vezes e também ninguém responde duas vezes.

Veja também: Paula Silva reassume a Secretaria da Saúde de São Leopoldo

A segunda rodada de pergunta e resposta será com tema sorteado a partir de uma lista de assuntos da produção. Cada candidato pergunta uma vez e responde uma vez, sempre com réplica e tréplica. Será um minuto para pergunta, um minuto e meio para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Sequência definida por sorteio; ninguém pergunta duas vezes e ninguém responde duas vezes.

3º BLOCO: Mais uma rodada de pergunta e resposta com tema livre. Neste, cada candidato pergunta uma vez e responde uma vez, sempre com réplica e tréplica. Um minuto para pergunta, um minuto e meio para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. A sequência é definida por sorteio e, novamente, ninguém pergunta duas vezes e ninguém responde duas vezes.

Encerramento com dois minutos para as considerações finais de cada candidato.

Candidatos comentam expectativas para o debate

Arthur Schmidt (MDB): “Espero que o debate promovido pelo Grupo Sinos nesta terça-feira seja bastante propositivo e que discuta os reais problemas da cidade. Um espaço democrático para divergência de ideias, permitindo ao eleitor de São Leopoldo avaliar os projetos de cada candidatura e fazer a melhor escolha.”

Delegado Heliomar (PL): “Vejo com muita responsabilidade o espaço que o Grupo Sinos abre aos candidatos, com a melhor expectativa de apresentar nossa proposta de mudança. Precisamos de novas ideias e atitudes. Diálogo é algo que valorizamos, seja com as forças políticas da cidade, seja com a sociedade. O certo é que São Leopoldo não pode mais depender da ação do povo pelo povo para tudo. Nossa gente merece um governo que não se omite e jamais se esconde.”

Gabriel Dias (PSDB): “A expectativa é que a gente posa fazer um debate de propostas, projetos, diálogo construtivo, focando no que realmente precisa: resolver os problemas da cidade. Queremos mostrar a nossa visão de cidade, priorizando a resolução de velhos problemas, em especial a saúde e o sistema de contenção de cheias. Vamos mostrar que é possível aliar gestão eficiente e inovadora com responsabilidade social.”

Hitler Pederssetti (Podemos): “Vamos para o debate sem expectativas, sempre bom trocar ideias de forma saudável e propositiva. Acreditamos que o debate é o melhor caminho para a construção e evolução da cidade. Não vamos entrar em ataques, apenas queremos ouvir as ideias e propostas dos outros colegas e construir uma São Leopoldo melhor para todos.”

Manoel Binoni Bandeira (PSOL): “O papel esperado do debate é que seja esclarecedor sobre as proposições dos candidatos à vida dos leopoldenses, bem como desnude a capacidade teórica e prática dos prefeituráveis para o exercício competente da função política. Tenho o entendimento de que o debate é o material de campanha mais franco para o conhecimento das diferenças existentes entre os concorrentes, além de representar, em si, a essência da democracia.”

Nelson Spolaor (PT): “Temos uma expectativa de apresentar nossas propostas e projetos para o nosso compromisso de Reconstruir e Avançar. Tenho orgulho de ser o candidato do Prefeito Vanazzi e de dar sequência a este projeto vitorioso; de ter o Professor Nado como vice; dos nossos 7 partidos; e de ser o candidato do Presidente Lula, para garantirmos investimentos de mais de R$ 2 bilhões do Novo PAC para melhorar a vida do nosso povo.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade