REVITALIZAÇÃO

Primeira quadra da Rua Independência deve ser concluída até 31 de março; saiba mais

Previsão é da prefeitura e do Consórcio São Leopoldo, responsável pela obra; inicialmente, porém, trânsito só será liberado para moradores locais e não será permitido estacionar na rua

Publicado em: 20/03/2024 10:11
Última atualização: 20/03/2024 10:33

Menos de 15 dias. Esse é o prazo previsto para que moradores, lojistas, consumidores e pedestres que costumam passar pela primeira quadra da Rua Independência, no Centro leopoldense, possam ver a obra de revitalização no trecho praticamente pronta.

“Até o fim de março”, confirmou o secretário de Obras e Viação, Geraldo Passos, acompanhado de representantes do Consórcio São Leopoldo, sobre a previsão de entregar a obra na primeira quadra, mas ponderando que alguns detalhes ainda serão concluídos após a data, como paisagismo, pintura e retirada dos postes de energia elétrica. “Os postes devem ser tirados pela RGE após 30, 40 dias, porque temos que deixar um tempo as duas redes (a atual e a nova, agora subterrânea) funcionando, para testarmos e não deixar ninguém sem energia”, explicou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO

Paralelepípedos estão sendo colocados no lado esquerdoPriscila Carvalho/GES-Especial
Obra na Rua Independência - atualização da primeira quadra, com calçada do lado direito liberada e equipes fazendo a calçada do lado esquerdo - 18.03Priscila Carvalho/GES-Especial
Obra na Rua Independência - atualização da primeira quadra, com calçada do lado direito liberada - 18.03Priscila Carvalho/GES-Especial

Trânsito

Uma das ressalvas para a conclusão do trecho no fim do mês, é que o trânsito de veículos será liberado apenas para moradores locais, que poderão estacionar em suas garagens. Inicialmente, o estacionamento de veículos ao longo da primeira quadra ainda não estará liberado, porque o Consórcio São Leopoldo precisará fazer algumas interferências e ajustes ao longo da via pública. O local será sinalizado entre a pista de rolamento e as calçadas de ambos os lados.

Atraso

A obra de revitalização da principal rua do comércio leopoldense, também chamada de Rua Grande, iniciou em 25 de outubro do ano passado. Atualmente, o lado direito da via – no sentido da Avenida Dom João Becker em direção à Rua Brasil – já está com a calçada liberada. As equipes trabalham agora no assentamento das pedras de basalto na calçada do lado esquerdo e na colocação dos paralelepípedos da via.

Quando o projeto foi lançado, a informação da Prefeitura de São Leopoldo era a de concluir cada quadra em cerca de dois meses. Porém, o secretário esclarece que problemas encontrados sob o solo contribuíram para que houvesse atraso no cronograma. Apesar disso, Passos diz que a avaliação até o momento é positiva. “Apesar dos transtornos que tivemos, porque numa obra não temos uma ressonância para saber o que está embaixo do chão. Enfrentamos muitas intercorrências e, por isso, a demora. Mas agora já sabemos como estão as outras quadras, as equipes aumentaram, e estamos com vários serviços da rua sendo feitos”, argumentou.

“A gente fez uma promessa audaciosa, porque obra nunca se sabe. Mas estamos fazendo e as empresas estão fazendo o possível para render o serviço”, complementou. Hoje, aproximadamente 45 pessoas trabalham nas obras de revitalização.

Três quadras prontas até final de maio

O titular da Semov também lembrou que, dependendo das condições climáticas, as três quadras atualmente com trabalhos em andamento na Rua Grande estarão com as obras estruturais finalizadas: macrodrenagem da rede pluvial e canos do esgoto cloacal, tubulação da rede elétrica e dutos da rede lógica (telefonia e internet), calçadas, pista de rolamento e o calçamento de paralelepípedos.

“São várias equipes trabalhando, o serviço adiantou bastante agora. A primeira vai ser no fim de março e as outras 30 dias depois por quadra” estimou Passos, reforçando que a obra é interligada e, por isso, não era possível fazer uma quadra por vez.

Após a entrega da primeira quadra, a intenção é começar os serviços na quarta quadra da via, entre as ruas João Neves da Fontoura e Presidente Roosevelt.

Lembrando outras obras estruturais e de pavimentação que foram realizadas na cidade, o secretário destacou a importância da execução da revitalização da Independência para o município. “Agora tínhamos que fazer no Centro, porque esse é o cartão-postal da cidade.”

Andamento da obra na segunda quadra Rua Independência - 18.03Priscila Carvalho/GES-Especial
Andamento da obra na terceira quadra Rua Independência - 18.03Priscila Carvalho/GES-Especial

Aberta para o consumidor

Visitando a obra nesta semana, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Leopoldo, Olinto Menegon, afirmou que a entidade, junto com o Sindicato do Comércio Varejista da cidade (Sindilojas) e a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist-SL), vêm acompanhando de perto a revitalização, e fez um convite à população. “A Câmara de Dirigentes Lojistas apela para que quem mora nos bairros venha para o Centro acompanhar esse momento histórico que é a reconstrução da Independência. E não é como dizem: ela não está fechada para acesso às lojas. Não é isso. A Independência está aberta para o consumidor chegar”, frisou.

Elogios, mas com ressalvas

Com observação de que a obra na primeira quadra está finalmente sendo concluída, pedestres e lojistas se mostram mais animados com a revitalização, mas apontam ressalvas, especialmente quanto a demora. Proprietário de um comércio na primeira quadra, Eron Boaventura viu seu movimento diminuir muito no período de obras, voltando pouco a pouco nos últimos dias. “A gente vê que está ficando bem bonito, mas a demora é que nos complica”.

Enquanto passava no local para ir a uma consulta médica, Ana Rocha, 60 anos, comentou sobre as adversidades da obra. “É necessário. Para melhorar, é preciso causar esse transtorno. Eu acho bem válido e vai ficar bonito.”

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas